Comissão de segurança pública se reúne na Câmara Municipal

por pol — publicado 06/04/2017 22h05, última modificação 18/05/2017 22h08
A comissão formada na ocasião da Audiência de segurança pública se reuniu nesta quinta-feira, 06, às 17h, na sala de reuniões da câmara municipal de Porto Nacional. Participaram da reunião, Dr. Abel, do Ministério Público, o vereador Djalma Araújo, o vice prefeito Ronivon Maciel, o guarda municipal José Filho, Capitão Diógenes, Zeca Rufo, da ASCOP, Mateus Domingos, da secretaria de juventude.

Ao fazer uso da palavra o Dr. Abel demonstrou entusiasmo com a possibilidade de melhorias que a comissão poderia trazer a Porto Nacional. Na oportunidade o mesmo

apresentou conquistas para Porto Nacional, sendo a garantia por parte do Secretário de Segurança do Estado da "nomeação de três delegados".

O vice prefeito e coordenador da comissão, Ronivon Maciel  apresentou várias emendas de parlamentares para a área de Segurança Pública em Porto Nacional. Logo em seguida o Capitão Diógenes fez uso da palavra expondo aos membros da Comissão  a importância da implementação da Lei 13.022 que dá poder de Polícia, valoriza e utiliza a Guarda Municipal nas ações ostensivas de Segurança, o que foi aprovado como sendo também uma das prioridades da Comissão.

Após consenso o Vice-Prefeito garantiu que “tomará todas as providências para garantir a implementação o quanto antes desta ação”. O Vice-Prefeito ainda apresentou várias emendas de parlamentares para a aquisição de viaturas para a Guarda Comunitária Municipal, ressaltando que as mesmas serão apenas no próximo ano, porém já tem recursos disponíveis para a capacitação da Guarda Municipal.

O Vereador Djalma Araújo, garantiu que tomara providências aos projetos pendentes para o cumprimento da Lei 13.022. O Promotor Dr. Abel também garantiu se esforçar para destinar viaturas para a GCM, o que nos dá esperança de dias mais tranquilos em nossa cidade.

A Comissão realizará uma série de audiências com autoridades para concretizar ações que venham minimizar a violência na cidade.

Representando a secretaria da juventude, Matheus Domingos também expôs que a secretaria fará várias ações para ocupar os espaços ociosos da cidade para levar a família e assim afastar os marginais, ajudando na  prevenção da violência.  Matheus ainda sugeriu a volta da patrulha escolar devido ao risco que os alunos estão correndo, especialmente no período noturno.

O GCM Filho afirmou  que “a Guarda Municipal de Porto Nacional está formando um consórcio com Guarda Metropolitana de Palmas para melhor atuar na área de Segurança”.

O Zeca Rufo se colocou à disposição no que precisar.

A Comissão definiu que serão realizadas reuniões mensais para apresentarem a evolução e conquistas das etapas traçadas, sem, no entanto cessarem  suas  ações. Após definidos as próximas ações foram definidas as funções provisória da Comissão, ficando assim composta:

Coordenador: Ronivon Maciel

Secretário: Diógenes Gonçalves A Filho