Câmara de Porto Nacional homenageia campeões de kickboxing e debate Limpeza Pública
Em sua 57ª sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (30), a Câmara Municipal de Porto Nacional, presidida pelo vereador Silvaney Rabelo, destacou reconhecimento esportivo com a discussão de melhorias para os serviços públicos. Dois temas centrais marcaram a sessão: a homenagem a atletas medalhistas e um debate sobre a coleta de lixo no distrito de Luzimangues.

Sucesso reconhecido
A casa legislativa recebeu uma comitiva de atletas da academia Burgos Gym, que brilharam no Campeonato Brasileiro de Kickboxing em Gurupi. A solenidade, solicitada pelo vereador Marcone Cleiton, celebrou a conquista de seis medalhas. O destaque ficou para os atletas Samuel Gomes e Manoel Júnior, que, além de medalharem em ouro, garantiram vaga para representar o Brasil no Mundial da Colômbia, em 2026.
A equipe homenageada incluiu ainda os medalhistas de prata Maria Fernanda e Luiz Eduardo, e os de bronze José Afonso Jr. e Paulo Victor, acompanhados do mestre Dennis Ramos e da instrutora Maria Oliveira.

Esclarecimentos sobre a Coleta de Lixo em Luzimangues
A Casa de leis debateu a prestação de contas sobre os serviços de coleta de lixo no distrito de Luzimangues. Atendendo a uma convocação da vereadora Duerita Neta, os secretários municipais de Infraestrutura, Marcos Lemos, e de Desenvolvimento Distrital, Pim Junior, compareceram para explicar as ações em andamento.

Os secretários reforçaram que a limpeza urbana é um desafio que exige a colaboração de todos.
Vereadora Duerita Neta: “Temos que buscar soluções eficazes, não cruzar os braços. A reunião foi produtiva para colocar o problema às claras e buscar soluções juntos.”

Secretário Marcos Lemos (Infraestrutura): “O lixo é um problema nacional, em todas as cidades, nós temos essas problemáticas com a questão do lixo e conscientizar a população que a população tem que trabalhar em conjunto com o poder público para que a gente tenha uma cidade mais bonita, uma cidade mais limpa. Quando nós falamos em relação a containers, por exemplo, a população tem que conscientizar que os containers é para a empresa coletar o lixo, que cada residência, cada comércio tem que ter a sua cesta de lixo particular. Então, a população somando com o poder público, nós temos tudo para avançar na questão da limpeza.

Secretário Pim Junior (Desenvolvimento Distrital): “A coleta é uma obrigação do município, mas é um dever de todos. Trabalhamos com equipe reduzida, mas diariamente. A intenção é contratar mais funcionários superando as dificuldades financeiras.”
A sessão reforçou o compromisso do legislativo em mediar as demandas da população, celebrando as conquistas do município enquanto busca melhorias para os serviços essenciais.
