Câmara Municipal assina protocolo de intenção para construção de nova sede do legislativo Em Porto Nacional

por Rodrigo Alves publicado 07/04/2024 17h35, última modificação 07/04/2024 18h44

Em reunião realizada na manhã desta sexta-feira,5, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Porto Nacional, o vereador Charles Sousa, Presidente da Casa de Leis, juntamente com os demais vereadores, receberam a presença do Superintendente do Patrimônio da União – ( SPU), Edy Cesar e do Prefeito Ronivon Maciel.

O diálogo marcou a assinatura do protocolo de intenção para a construção da sede administrativa da Câmara Municipal de Porto Nacional.

De acordo com o presidente Charles Sousa, se trata de um momento ímpar e de uma realização de um sonho para legislativo portuense e para o município.

“   Hoje pra nós é um motivo de alegria, assinar a intenção de protocolo que hoje é um avanço muito grande para o sonho de todos os vereadores, para a cidade de Porto Nacional ter a condição de ter uma casa nova, ampliada e dar melhor conforto tanto para os vereadores como para a população que necessita dessa casa.

Hoje, para nós, é motivo de alegria, tanto para nós com a posição de presidente, como para todos os vereadores que sonham com esse momento.

Agradecemos ao Superintendente da SPU, que veio nos trazer essa alegria, juntamente com o Prefeito, Ronivon Maciel, que vem lutando também para conseguir também a área para o município, na construção do centro administrativo de Porto Nacional, onde vai ficar ali tudo pertinho, centro administrativo, casa legislativo e tudo de cara nova. Esse é o sonho de todos nós e com muita alegria hoje nós passamos para a população, que agora vamos passar para a segunda fase, que é a fase de construção do empreendimento.” Destacou, Charles

WhatsApp Image 2024-04-05 at 13.02.40 (1).jpeg

Prefeito Ronivon destaca a importância da conquista

“ Esse já é um trabalho que está sendo feito a quatro mãos através da Prefeitura, da Câmara Municipal, que é a busca de uma área para que a gente possa construir de forma mais definitiva as nossas sedes, tanto da Câmara como da Prefeitura, mas também contemplando as secretarias.

Nós estamos trabalhando para construir um centro administrativo, que possa dar mais eficiência, que possa dar mais economicidade.

O poder público precisa realmente buscar otimizar melhor, tanto na parte de RH, como também na parte de materiais expedientes, de combustível, então, tudo isso, o Centro administrativo  vai buscar essa economicidade.

Além de poder contar com o melhor atendimento mais preciso para a nossa população. Nós estamos em busca disso há um bom tempo, é um compromisso que nós temos com a nossa população de Porto Nacional e através da SPU, que eu quero agradecer ao Edy Cesar, que é o nosso Superintendente da SPU Tocantins, ao Governo federal, que sensibilizou mais uma vez e está aqui dando essa área para o município para que a gente possa construir”.

WhatsApp Image 2024-04-05 at 13.02.38.jpeg

Superintendente do Patrimônio da União destaca ação

O Superintendente do Patrimônio da União (SPU), no estado do Tocantins, Edy César, destacou o trabalho feito pela União juntamente com os poderes executivo e legislativo em Porto Nacional.

“Hoje a União Federal veio propor para a Câmara dos Vereadores de Porto Nacional e a Prefeitura Municipal para a gente criar uma espécie de Praça dos Seis Poderes, uma área da União. Perto da antiga pista do Comar, ali do aeroporto, em que será a nova sede administrativa da Prefeitura Municipal e também a nova sede da Câmara dos Vereadores.

Obviamente que a gente vai passar as áreas para o município de Porto Nacional a médio prazo e depois a Prefeitura, junto com a Câmara dos Vereadores, vai levantar recursos para a construção desse centro administrativo que será integrado ao Fórum Municipal que está aqui hoje.

Um pouquinho dos benefícios para a população  de estar todos os poderes públicos juntos. Inclusive uma área hoje que vai ser alocada a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, o Batalhão do Exército Brasileiro.

Então vai ser uma área administrativa de Porto Nacional que a população em vez de ir para lugares e espaços vai encontrar todo o atendimento público municipal reunido na mesma área que é a área da União que nós vamos passar para o município de Porto Nacional. Também a facilidade do público de encontrar todos os órgãos juntos exatamente. E uma área de expansão futura, que é uma área maior, nós vamos pensar em criar habitações populares nessa região, áreas comerciais, ser um novo centro de desenvolvimento de Porto Nacional, essa área que está hoje sem utilização da União dentro do município. Bom dia vereadora Rosângela Mecenas, estamos aqui na Câmara Municipal de Porto Nacional. Fala um pouquinho para a gente da expansão, de colocar os três poderes juntos no mesmo local e dos benefícios para a população.

WhatsApp Image 2024-04-05 at 13.02.39 (1).jpeg

Vereadora Rozângela Mecenas pontuou sobre o empreendimento

“ Pra mim isso hoje é um dia ímpar porque quando estive nesta casa como presidente no ano de 2021 e 2022, fui autora ao qual apresentei requerimento, também encaminhei ofício junto ao ex-superintendente da União, que era o Lúcio, em prol da gente ter sim esse espaço, da União estar cedendo para nós esse espaço para a sede da Câmara Municipal. Então hoje para mim é um dia de vitória, saber que a gente vai estar assinando, saber que a gente vai estar recebendo isso. Então assim, nada mais mostra para mim, que sou representante da comunidade Porto Nacional, e a representante também, de nós mulheres, a importância que a gente tem que correr atrás dos sonhos, de idealizar coisas que serão possíveis.”

WhatsApp Image 2024-04-05 at 13.02.40.jpeg