Câmara Municipal recebe lançamento da Campanha da Fraternidade e presta homenagem a Secretária estadual da Mulher, Berenice Barbosa

por Rodrigo Alves publicado 13/03/2024 17h19, última modificação 13/03/2024 17h19

A Câmara Municipal de Porto Nacional realizou na manhã desta quarta-feira,13, a 15ª  sessão ordinária de 2024.

Os trabalhos foram conduzidos pelo Vereador Charles Sousa, Presidente da Casa de Leis.

O plenário José Gonçalves Gama de Araújo pautou importantes proposituras e aprovou matérias de suma importância para a comunidade portuense.

Bispo Dom José Moreira apresenta Campanha da Fraternidade

O Bispo Dom José Moreira juntamente com o pároco da Catedral Nossa Senhora das Mercês, Padre Eldiney Carneiro  apresentaram  de forma oficial a campanha da Fraternidade de 2024. Neste ano, a Campanha da Fraternidade  celebra seus 60 anos no Brasil, como expressão viva da busca pela solidariedade, caridade e justiça social.

WhatsApp Image 2024-03-13 at 14.11.42.jpeg

A temática do ano é “Fraternidade e Amizade Social”, com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”, que nos convida a uma profunda reflexão sobre a beleza das relações humanas e o papel que cada indivíduo tem na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora.

WhatsApp Image 2024-03-13 at 14.10.19.jpeg

O Padre Eldinei, resumiu o sentimento em uma frase dita pelo Papa João XXIII, “ Aquilo que nos une, é muito maior do que aquilo nos separa.” Palavras que foram conformadas pelo Bispo Dom José Moreira, que destacou que é momento de união de forças e de solidariedade mútua.

WhatsApp Image 2024-03-13 at 14.12.41.jpeg

Moção de aplausos - Secretária estadual da Mulher  Berenice de Fátima Barbosa

De autoria do Vereador Soares Filho, foi entregue uma moção de aplausos a Secretaria Estadual da Mulher , Berenice de Fátima Barbosa  nascida em Porto Nacional e que exerce a pasta no governo estadual.

WhatsApp Image 2024-03-13 at 14.10.19 (1).jpeg

“Para mim é de suma importância como parlamentar, poder reconhecer o trabalho da Secretária, Berenice,  secretária de estado da mulher que tem feito um trabalho extraordinário em todos os aspectos, nas políticas de proteção à mulher do nosso estado Tocantins.”  Destacou Soares Filho.

WhatsApp Image 2024-03-13 at 14.11.43 (1).jpeg

A homenageada que é filha de Porto Nacional, agradeceu pelo reconhecimento.

“A nossa gratidão Vereador Soares, mais uma vez eu quero aqui externar a nossa gratidão, o nosso carinho e dizer que para nós é uma alegria imensa estar aqui na condição hoje de homenageada. A Secretaria de estado da mulher vai trabalhar incansavelmente para que possamos cada vez mais alcançar as nossas mulheres.” Frisou, Berenice

WhatsApp Image 2024-03-13 at 14.11.43.jpeg

Moção de aplausos – Professora e enfermeira Maria do Socorro

De autoria do Vereador Salmon Pugas, foi entregue uma moção de aplausos a Professora e Enfermeira, Maria do Socorro Barbosa Rodrigues Reis.

“  A sociedade portuense é conhecedora do que tu fez, está fazendo e pode fazer por esta comunidade. Então eu o louvo a Deus por esta grande oportunidade de poder estar aqui com esse simples  quadro poder te homenagear, mas você que teu coração cabe muito mais coisa do que isso e  é essa  moção de aplausos esta sendo entregue no aniversário dela. Eu fiz questão de fazer essa homenagem nesta data.” Destacou Salmon

WhatsApp Image 2024-03-13 at 14.10.18.jpeg

A Homenageada agradeceu pela moção de aplausos. Vereador

Salmon, muito obrigado, é motivo de  gratidão a Deus por esse momento,  por ter lembrado da gente reconhecer o nosso trabalho.  Eu vim de uma família muito humilde, cheguei aqui em Porto, mas sempre tive vontade. Tinha um sonho de vencer na vida, de ser uma professora, e graças a Deus consegui meus objetivos.”, agradeceu Maria do Socorro

WhatsApp Image 2024-03-13 at 14.10.18 (1).jpeg

Aprovação de matérias

Indicação 142/24 – Autor – Vereador João Justino-   Solicita a recuperação do trevo da TO 455 próximo ao trevo da TO 080.

Indicação 148/24 – Autor- Vereador João Justino- Solicita a recuperação do trevo da TO 455 que liga a ZEN , VLI, FAZENDÃO.

Indicação 143/24 – Autor – Vereador Pim Junior-  Solicitou que  seja feito a limpeza na Avenida B no final do Loteamento Laguna 1, em caráter de Urgência Urgentíssima.

Indicação 144/24 – Autor – Vereador  Ten.Salmon Pugas - Solicita a Construção de uma Galeria no Córrego Taquarizinho na região do Taquari.”

Indicação 145/24 – Autor- Vereador Ten.Salmon Pugas -  Solicito o Recapeamento da Rua Hidelbrando Rodrigues no Jardim Brasília.”

Indicação 146/24 – Autora – Vereadora Joelma Luzimangues- Solicitando-lhes a pavimentação asfáltica da Rua Jatobá no Distrito de Luzimangues em caráter de urgência

Moção de aplausos 014/24 – Autor- Vereador Jefferson Lopes- SOLICITO AO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL QUE SEJA MANIFESTADO MOÇÃO DE APLAUSOS A NUTRICIONISTA CAROLINA ABREU TEIXEIRA LEITÃO.

Moção condolência 01/24 – Autor- Vereador Charles Souza- MOÇÃO DE CONDOLENCIAS À FAMÍLIA DE JAIR AIRES MANDUCA.