Câmara, Prefeitura e Instituições de ensino unem forças para garantir transporte universitário em Porto Nacional
Em sessão ordinária, prefeito Ronivon anunciou o início do atendimento aos estudantes a partir de 3 de novembro e a busca por soluções definitivas para o trajeto até Palmas
A Câmara Municipal de Porto Nacional foi palco, na terça-feira (14), de uma importante articulação em prol da educação. A 58ª Sessão Ordinária, presidida pelo vereador Silvaney Rabelo, reuniu o prefeito Ronivon Maciel, diretores da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), com foco na resolução de uma demanda histórica: o transporte universitário.
O prefeito Ronivon Maciel destacou a união de esforços entre o Executivo e o Legislativo para beneficiar os estudantes. Ele lembrou que a pauta já era discutida na Casa quando ele era vereador, entre 2013 e 2016, e ressaltou a importância do serviço tanto para o deslocamento interno em Porto Nacional quanto para o trajeto até Palmas, onde muitos alunos estudam.

Compromissos Assumidos para o Transporte Estudantil
Durante a sessão, foram anunciadas medidas concretas para solucionar o problema:
- Atendimento Imediato em Porto Nacional: A partir do dia 3 de novembro, a prefeitura dará início ao transporte universitário dentro do município, com uma rota alternativa para os alunos.
- Solução para o Trajeto Palmas-Porto: Enquanto uma solução definitiva é estruturada, a prefeitura está viabilizando a utilização de um ônibus adquirido junto à Receita Federal para a rota Porto Nacional-Palmas. Neste interim, os alunos utilizarão um sistema de rateio.
- Busca por Veículo Definitivo: A Prefeitura e a Câmara Municipal uniram forças para adquirir um ônibus de 48 lugares, destinado especificamente ao transporte coletivo de estudantes em Palmas e no trajeto entre as cidades.

Ronivon Maciel também contextualizou o esforço financeiro do município, que gasta R$ 975 mil mensais com o transporte coletivo em Luzimangues e para alunos da rede municipal, reforçando o compromisso de estender esse benefício aos universitários.

Instituições de Ensino reforçam a necessidade dos alunos
Os diretores das instituições de ensino superior presentes à sessão enfatizaram a urgência da medida. O professor Albano Dias, diretor do IFTO, agradeceu o empenho do poder público e destacou os impactos da falta de transporte.
“Por muito tempo temos buscado, em nome dos nossos estudantes, uma solução para isso. A ausência de transporte dificulta a vida dos nossos alunos, principalmente à noite, pela distância e pelos riscos”, afirmou Albano.

Já a diretora Etiene Fabbrin, da UFT, classificou a pauta como "justíssima" e fruto de um convite do presidente da Câmara, Silvaney Rabelo, e dos demais vereadores. “Vamos atender os estudantes que mais precisam, os estudantes pobres, que carregam o sonho de suas famílias, sonho esse que tem sido tolhido ao longo do tempo”, reforçou Fabbrin.

Regularização fundiária
Os moradores do setor Novo Horizonte, Raimundo Pereira Nunes Nizadelia Pereira de Sousa, estiveram presentes durante a sessão e se manifestaram em prol da regularização do setor.
“Nós queremos entender um pouco sobre nosso setor, tendo em visto que o setor Nova Capital já estão tirando suas escrituras. E nós queremos entender sobre o nosso setor, já que é um setor antigo e necessitamos de uma resposta, já que os setores eram dos mesmo proprietários, e solicitamos que a câmara e o município no ajude, baseado na lei e no programa Porto Legal.” Destacou Raimundo

Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial
A secretária da Mulher e Desenvolvimento Humano, Thayse Ribeiro, comemorou a aprovação do Projeto de Lei nº 034/2025, que dispõe sobre o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial. “Para nós é um marco histórico a apresentação deste projeto de lei. Temos a responsabilidade de atingir as comunidades minoritárias, como a população cigana e a comunidade quilombola”, destacou a secretária.

A reunião consolidou o papel do Legislativo como espaço de diálogo e avanço de políticas públicas essenciais para o desenvolvimento social e educacional de Porto Nacional.