47° Sessão Ordinária é marcada por destaque ambiental em moção de aplausos

por Rodrigo Alves publicado 25/08/2022 13h52, última modificação 25/08/2022 13h52

A Câmara Municipal de Porto Nacional realizou na manhã desta quinta-feira,(25), as atividades da 47° sessão ordinária, os trabalhos foram conduzidos  pela Presidente da casa de leis, a vereadora Rozângela Mecenas.

O plenário José Gonçalves Gama de Araújo, pautou importantes proposituras e indicações e ainda aprovou importantes projetos e recebeu integrantes da Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Saúde.

Indicações de projetos e requerimentos

No grande expediente da 47° sessão ordinária foram apresentadas importantes indicações, dentre elas as seguintes:

Indicação 437 – Foi apresentado a indicação que solicita junto a gestão municipal a instalação de lixeiras seletivas na orla de Porto Nacional. Indicação da Vereadora Rozângela Mecenas

Indicação 438 – Foi apresentado a indicação que solicita junto a gestão municipal que seja remetido à casa de leis o projeto de lei que altera as leis complementares 032/2015 e 034/2015, que trata do estatuto e PCCR da guarda municipal.   Indicação do Vereador Salmon Pugas.

Indicação 445 – Foi apresentada uma indicação solicitando que a gestão municipal a designação de um agente de saúde ao setor Real Park. Indicação da Vereador Salmon Pugas

Indicação 446 – Foi apresentada uma indicação solicitando que a gestão municipal a recuperação da estrada do Assentamento família feliz. Indicação da Vereador Soares Filho

Indicação 449- Foi apresentado a indicação que solicita junto a gestão municipal uma sala no complexo de segurança de Luzimangues para o conselho de segurança. Indicação do Vereador Soares Filho

Projeto de lei 017/2022, que reconhece como utilidade pública a Loja Maçônica Missionários da Luz. A propositura foi apresentada pelo Vereador Soares Filho.

Moção de aplausos

Foi apresentado uma moção de aplausos por meio do Vereador Pim Junior, concedendo ao Engenheiro de Minas, Eduardo Benvindo, reconhecendo os relevantes serviços prestados na causa ambiental em Porto Nacional e região.

PIM JR

Perfil do engenheiro

EDUARDO BENVINDO

Engenheiro de Minas, Eduardo Benvindo é um Portuense Formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Pós-Graduado em Direito Minerário e Pós Graduando em Gestão e Direito Ambiental pela IDASP, começou sua atuação na empresa multinacional a mineradora Anglo América em Catalão – GO, na área de planejamento estratégico e melhoria continua, onde já no primeiro ano de vida profissional publicou o artigo no 11º Simpósio de fragmentação de rocha através de detonação e foi premiada pela empresa pelo projeto de redução de custos e melhoria do processo. Iniciou em 2015 sua trajetória em órgão público como coordenador de Licenciamento Ambiental no Município de Porto Nacional onde buscou a criação da nova Lei da política municipal de meio ambiente de Porto Nacional e a descentralização do Licenciamento e Fiscalização Ambiental municipal, sendo o terceiro município a conseguir essa competência de analisar e fiscalizar as atividades de impacto local no Tocantins  e chegou até o cargo de Secretário Executivo de Meio Ambiente onde foi reconhecido com premiações estaduais como pelo Prêmio ABAP de Sustentabilidade  e destaque nacional em gestão ambiental dado pela ministério do meio ambiente - MMA colocando o município de Porto Nacional entre as 100 melhores gestões municipais do País, além da revista Smart Cities -  Cidades Sustentáveis colocar o município de Porto Nacional – TO  por 4 anos consecutivos como a mais sustentável no eixo meio ambiente do Norte do País, a busca pelo meio ambiente ecologicamente equilibrado rompeu as fronteiras municipais onde atuou pela Associação Tocantinense de Municípios – ATM, no Conselho Estadual de Meio Ambiente – COEMA, onde teve no ano de 2020 uma moção de aplausos   aprovada pelos trabalhos prestados para todos municípios tocantinenses. Foi até o ano de 2021 Presidente do Comitê Hidrográfico do Lago de Palmas CI-LAGO, lutando pela qualidade e quantidade de água em toda bacia hidrográfica do Tocantins, além de ser o primeiro tocantinense a fazer parte da diretoria da Associação Nacional dos Órgãos Ambientais de Meio Ambiente – ANAMMA, sendo diretor Nacional do Bioma Cerrado, hoje é Co-Fundador da Empresa Equilibrium Engenharia & Consultoria responsável pela solução para problemáticas relacionadas ao meio ambiente na esfera municipal através de consultoria para dezenas de municípios, e realiza os estudos necessários do licenciamento ambiental para empresas que o necessitam.