66° sessão ordinária: Câmara Municipal entrega Moção de Aplausos a Guarda Municipal de Porto Nacional

por Rodrigo Alves publicado 09/11/2022 14h56, última modificação 09/11/2022 14h56

A Câmara Municipal de Porto Nacional realizou na manhã desta quarta-feira, (09), as atividades da 66° sessão ordinária, os trabalhos foram conduzidos através da Presidente da Casa de leis, a Vereadora Rozângela Mecenas.

O plenário José Gonçalves Gama de Araújo, pautou importantes proposituras e indicações que foram apresentadas pelos vereadores e apreciado pela casa de leis.

Foram apresentadas importantes proposituras, aprovado projetos e entregue uma moção de aplausos de número 17/2022, por iniciativa do Vereador Janes Cleiton, a propositura se justifica pelos relevantes serviços prestados a comunidade portuense desde sua criação.

Guarda municipal e valorização

Autor da moção de aplausos, o Vereador Janes Cleiton citou a importância da homenagem realizada por meio da Câmara Municipal e que foi entregue a Guarda Municipal.

“ A Guarda Municipal de Porto Nacional é uma instituição de caráter civil, uniformizada e armada, e regida pelos princípios e hierarquias de disciplinas, subordinada diretamente ao gabinete do Prefeito, e tem como finalidade e princípio a proteção dos bens públicos municipais, serviços e instalações, bem como atuar no serviço preventivo e ostensivo e apoio a administração municipal.

Vereador Janes Cleiton

A instituição tem prestado um serviço de excelência e relevância em nosso município, e recentemente podemos destacar o período da pandemia, onde a Guarda Municipal esteve á frente trabalhando incansavelmente. E essa moção visa homenagear e reconhecer os relevantes serviços prestados.

De acordo com o Sub-inspetor da Guarda Municipal, José Filho, a homenagem valoriza a instituição e fortalece o trabalho.

“ Nos sentimos felizes por essa moção de aplausos feito a Guarda Municipal, pelo reconhecimento do nosso trabalho, a primeira lei de criação da instituição é de 1989, e reformulado em 2002, e estamos efetivamente desde 1998 atuando, e são 24 anos de atuação e somos gratos pelos nossos serviços prestados ao nosso município. ”

Subinspetor da Guarda Municipal - José Filho

Câmara recebe Presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais do Estado do Tocantins (ASPMET)

A Câmara Municipal de Porto Nacional recebeu a presença do Presidente da Associação dos Servidores Públicos Municipais do Estado do Tocantins (ASPMET), Ronaldo Sérgio Souza, que apresentou pautas sobre os servidores.

“ Na verdade, a nossa vinda hoje na Câmara Municipal, foi mais para trazer para o conhecimento dos nobres parlamentares, a situação que estamos vivenciando com a Gestão municipal. Temos algumas pautas em aberto, entre elas o pagamento da insalubridade que é um compromisso do Prefeito firmando em reuniões e acreditamos que o Prefeito irá cumprir.

Temos também a questão das progressões que desde 2018 não vem sendo pagas e acredito que o Prefeito Ronivon irá cumprir. E a nossa vinda é trazer para conhecimento dos líderes que representam o povo, que são os vereadores, sobre nossa trajetória e luta aqui em Porto Nacional ".

A Presidente da Câmara Municipal, a Vereadora Rozângela Mecenas, pontuou sobre a luta firmada em benefício dos servidores.

“ A minha fala vai para os servidores e aos representantes da (ASPMET), os nossos amigos Ronaldo Sérgio, Silvano, queremos dizer que sempre nessa casa quando se apresenta um projeto de lei, requerimento e indicação, de qualquer vereador, propondo o direito adquirido dos funcionários, nunca tivemos rejeição dos nobres pares. Todos que estamos aqui com o esse olhar. Hoje nós estamos como vereadores, mais a maioria somos servidores públicos.

Eu falo pela minha pessoa, que sou concursada desde 1998, e o que sou mesmo é enfermeira. E nós como Casa de Leis, 15 vereadores, estamos aqui nos colocando à disposição e fazer valer o direito de cada um ".

Vereadora Rozângela Mecenas

Apresentação de indicações e requerimentos

A casa de leis apresentou importantes indicações dentre eles as seguintes abaixo:

Indicação 524 – A Vereadora Joelma do Luzimangues apresentou indicação solicitando a realização de compras e instalação de braços de luminárias nos postes do Distrito de Luzimangues.

Vereadora Joelma do Luzimangues

Indicação 539 – O Vereador Salmon Pugas apresentou indicação solicitando junto a Gestão Municipal, por meio da Secretaria da Infraestrutura, que seja feito a designação de tratores para atender as demandas dos chacareiros das seguintes regiões: São João II, São Francisco, Região da Água Suja, Santo Antônio, Brejo Verde, Brejão, Pedrinha e Taboquinha.

Vereador Salmon Pugas

Indicação 532 – O Vereador Gilian Fraga apresentou indicação solicitando junto a Gestão Municipal que sejam instalados postes de iluminação na Rua Arinus, próximo ao Parque do Guariba no Setor Vila Nova.

Vereador Gilian Fraga

Indicação 536 – O Vereador Pim Junior  apresentou indicação solicitando junto a Gestão Municipal, por meio da Secretaria da Infraestrutura, que seja instalado lâmpadas de led no setor Campinas no Distrito de Luzimangues.

VEREADOR PIM JÚNIOR

Indicação 537 – O Vereador Jefferson Lopes apresentou indicação solicitando junto a Gestão Municipal por meio da Secretaria da Infraestrutura, que seja remanejado uma equipe de limpeza e maquinas para fazer a limpeza dos terrenos situados entre a Av. Porto Nacional, Aires Joca e Rua Mizael Pereira, que estão situadas no Setor Jardim Municipal.

Moção de Aplausos – O Vereador Jefferson Lopes, apresentou moção de aplausos de número 25, solicitando homenagem a Agente Comunitária de Saúde, Sueli Ribeiro da Costa.

Vereador Jefferson Lopes