Audiência Pública em Luzimangues busca soluções para o transporte escolar municipal

por Rodrigo Alves publicado 30/11/2022 14h15, última modificação 30/11/2022 14h33

A Câmara Municipal de Porto Nacional realizou na noite da última terça-feira, (29) ás 18:30, na sede da Escola Municipal Jacinto Bispo, no Distrito de Luzimangues, uma Audiência Pública que discutiu a situação do transporte escolar municipal no Distrito.

A Audiência contou com a presença da Gestão Municipal por meio da Secretaria da Educação e da empresa responsável pelo transporte escolar, e foi proposta via requerimento apresentado por meio da Vereadora Joelma do Luzimangues, e teve como foco tratar as demandas apresentas pela comunidade de Luzimangues e que buscam melhorias e eficiência no serviço oferecido pela empresa responsável.

Transparência nas ações

De acordo com a Vereadora Joelma do Luzimangues, autora do requerimento, a proposta da reunião foi levar clareza e informação para a comunidade de Luzimangues sobre a real situação do transporte escolar no Distrito, e cobrar soluções da Gestão Municipal e empresa que presta o serviço.

“É uma Audiência Pública de suma importância onde pudemos tratar questões que vem se arrastando por muito tempo, e dizer que sempre estive à disposição do povo, e também dizer a nossa Secretária da Educação, Helane, o motivo de ter feito esse requerimento.

Nós temos recebido inúmeras reclamações por parte da comunidade, através das redes sociais e pessoalmente, para tratarmos do transporte escolar, em muitas vezes as empresas ganham a licitação, terceirizam o serviço e aparecem veículos de todas as formas, e que não estão atendendo as condições que a nossa comunidade necessita. E hoje nesta audiência aqui em Luzimangues, foram levantados vários questionamentos e tirado algumas dúvidas, então foi uma audiência de suma importância. ”

Vereadora Joelma do Luzimangues

O Vereador Soares Filho pontuou sobre o saldo da audiência e sobre os encaminhamentos.

“Foi uma audiência muito propositiva, onde a empresa e a Prefeitura, se propuseram a se colocar à disposição para melhorar e encontrar soluções daquilo que está errado. A defasagem dos ônibus, as rotas, e melhoria na qualidade da fiscalização, e é isso que nós queremos. ”

Vereador Soares Filho

O Vereador Jefferson Lopes parabenizou a casa de leis neste momento desta discussão e na solução das demandas.

“Chegou o momento agora de resolvermos de uma vez essa situação, somos sabedores que está acontecendo mais uma licitação para o ano de 2023, e a gente precisa estar presente junto disso, nós precisamos fazer com que o transporte escolar aconteça de verdade para atender a demanda dos nossos pais, alunos e fazer uma escola diferenciada. ”

Vereador Jefferson Lopes

O Vereador João Justino reiterou a disposição de buscar soluções no transporte escolar.

“Quando se implantou aqui no Distrito de Luzimangues, a primeira van, foi na época que eu era Sub-prefeito aqui do Distrito, e desde esse tempo eu vejo essa polemica sobre o transporte escolar. São estradas ruins, carros que puxam alunos e que só andam pesados, falar isso aqui nós falamos no dia a dia no plenário. Fazemos parte da comissão da educação, como vice-presidente, e precisamos ouvir a nossa comunidade. ”

Vereador João Justino

O Vereador Pim Junior, enalteceu a postura dos vereadores e reafirmou o compromisso de solucionar as demandas que são urgentes.

“Como bem disse o Vereador Jefferson Lopes, esse problema não é de agora, mas a senhora Secretária da Educação, Helane, tem nas suas mãos a oportunidade de melhorar, pode não ser 100%, porém pode melhor e muito. Ou seja, na licitação, eu me lembro com clareza no ano passado quando fez o contrato emergencial e não deu certo, e está ai a reclamação. Então o momento de melhorar é agora, o recurso tem e precisa colher as informações e com o corpo técnico fazer um processo a contento.

Vereador Pim Junior

Gestão municipal

De acordo com a Secretária Municipal da Educação, Helane Dias, pontuou sobre o posicionamento da Gestão nas soluções das demandas do transporte escolar.

“Foi uma audiência tranquila, que nós pudemos ouvir as demandas da população de Luzimangues, e pudemos ouvir algumas sugestões da comunidade, e esclarecer algumas dúvidas que os pais estavam ansiosos.

A gente irá levar essas sugestões para buscarmos sanar os problemas do transporte escolar de Luzimangues e de Porto Nacional.

Secretária Municipal da Educação, Helane Dias

O Vice-prefeito de Porto Nacional, Joaquim do Luzimangues, falou da discussão em torno do transporte escolar e soluções.

“Eu fiquei feliz por essa audiência, por que pode mostrar para a nossa sociedade, os avanços que o município teve na questão do repasse do transporte para o terceirizado, porém ainda deixa a desejar a questão da fiscalização. Então agora aproveitar junto com a equipe da Educação, que está disposta, nós fazermos um trabalho melhor de fiscalização que venha dá resultado e que venha melhorar o transporte escolar municipal de Luzimangues.

Vice-prefeito de Porto Nacional, Joaquim do Luzimangues