Audiência pública: Vereadores ressaltam êxito e diálogo positivo da casa com profissionais da educação

por SamuelMaciel — publicado 06/05/2022 16h30, última modificação 08/06/2022 09h15

A Câmara municipal de Porto Nacional realizou na manhã da última quinta-feira(05), no plenário José Gonçalves Gama de Araújo , uma importante Audiência Pública com os representantes da diretoria do SINTET – Sindicato dos trabalhadores em educação do estado do Tocantins, profissionais da educação, comunidade e vereadores da casa de leis.

A sessão foi presidida pelo Vereador Jefferson Lopes que conduziu os trabalhos e foi acompanhada pelos pares. Todos os vereadores participaram da sessão exceto a presidente da casa, Vereadora Rozângela Mecenas e vereador, Geylson Neres, que justificaram suas ausências de forma prévia a secretaria da casa.

05-05 sessão 07

A audiência pública lotou a casa de leis portuense dentro de um ambiente de diálogo, cordialidade e entendimento, a pauta foi direcionada a ouvir os profissionais da educação e seus apontamentos sobre a PL 011/22, enviada pelo executivo em caráter de urgência e que estava sendo apreciada pelas comissões da câmara municipal.

05-05 sessão 01

Durante a audiência pública o vereador Tenente Salmon Pugas, fez um pronunciamento que mobilizou os profissionais da educação que lotavam as dependências da casa de leis e que trouxe tranquilidade. “Eu acabei de fazer um contato com o prefeito que está em viagem a Brasília, e ele pediu que o projeto do executivo, a PL 011/22, fosse retirada de pauta”

05-05 1 sessão 03

Diálogo positivo e melhor apreciação

O vereador Jefferson Lopes pontuou sobre o debate positivo “A audiência foi importantíssima as discussões foram benéficas e pudemos ouvir o Sintet, os professores e a comunidade e nós vereadores, fizemos reuniões na sala para tomar as decisões finais e encaminhamentos. Com o entendimento de todos os envolvidos nessa audiência e com o posicionamento do Prefeito Ronivon, o projeto está sendo retirado de pauta neste momento para apreciação e para uma discussão melhor para futuras propostas juntamente com as comissões. Saímos daqui agora com essa posição de sentar com o senhor prefeito de ter uma boa conversa com os vereadores e o nosso sentimento é de gratidão.

Diante do diálogo positivo e apontamentos feitos pelos profissionais da rede municipal de educação e diretoria do SINTET, a retirada de pauta da matéria que se encontrava nas comissões foi comemorada e elogiada pelo bom entendimento conduzido pela casa de leis e pela abertura que a gestão municipal possibilitou em tratar o tema de uma forma mais ampla juntamente com os vereadores e profissionais da educação.

05-05 1 sessão 04

O Vereador Tony Andrade pontuou sobre o tema e o trabalho da casa em ouvir os profissionais da educação e o esforço deliberado em resolver as demandas da categoria e solicitou que seja feito um parecer que melhor exemplifique o tema.

05-05 1 sessão 01

“Eu quero fazer uma solicitação para a secretaria e o presidente da comissão que seja enviado um parecer da comissão do PCCR,  pra gente poder apresentar nesse projeto e que ele venha com um posicionamento da secretaria da educação para que a gente se respalde dessas informações, e até porque eu como relator da comissão de constituição e justiça já iria fazer essa solicitação e já fica ai esse pedido reforçando a fala da Professora Aline. Nós temos que buscar essa legalidade, como disse o presidente do Sintet, José Roque, temos que buscar uma situação que seja boa para município e boa para os professores, mais o que estamos buscando neste momento é essa melhoria para os nossos servidores da educação.

O vereador Adael pontuou sobre a condução dos trabalhos e a postura dos colegas vereadores. “Quero aqui parabenizar o vereador Jefferson Lopes, em nome da comissão, eu vejo o nome do nobre colega sendo falado nos quatro cantos é como chato por está do lado da educação. Eu falei para o prefeito que esse projeto não seria aprovado com urgência porque ele precisava ser debatido e precisamos ter documentos em mão para poder melhor entender.” Eu não irei votar nada às pressas. Afirmou Adael.

05-05 1 sessão 05

O vereador Gilian Fraga comentou a importância dos dados serem debatidos com transparência. “ O mais importante dessa fala dessa audiência são números e dados que é aonde vai ter todo tratamento e mudança de planejamento. Aqui eu digo para vocês, não tem nenhum vereador aqui com voto definido e só através deste trabalho e com as tabelas atualizadas e juntos com a classe da educação e executivo que iremos definir para que ninguém seja prejudicado.

05-05 sessão 02

Reafirmando o sentimento dos colegas da casa, o vereador Soares Filho pontuou sobre a importância do projeto de saído da pauta e assim abrindo um melhor debate sobre o tema. “Estamos felizes pela retirada de pauta do PL 011/22, e pelo entendimento do Prefeito, e isso é uma vitória não só dos professores, mas também da câmara de vereadores e entendemos que esse diálogo é importante para que a gente possa encontrar um caminho para os nosso educadores não saia prejudicados desse movimento e retorne para sala de aula.

05-05 1 sessão 02

O Sintet afirmou, que a categoria continua em greve até que o prefeito faça um convite para um diálogo, com proposta que atenda as expectativas de todos, obedecendo o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos Profissionais da Educação Básica – PCCR do município.

05-05 sessão 03

05-05 sessão 04