Câmara Municipal inspeciona obras de instalação de subestação de energia solar em Porto Nacional

por SamuelMaciel — publicado 19/04/2022 11h20, última modificação 08/06/2022 09h03

A Câmara municipal de Porto Nacional se reuniu nesta terça-feira, (19) juntamente com os representantes da Secretaria da Infraestrutura, Agricultura e Desenvolvimento Urbano, para vistoriar e conhecer as obras da subestação de energia solar que está sendo construída pelo município e que visa gerar energia limpa e trazer economia aos cofres do município.

A instalação dos sistemas de energia solar é uma das iniciativas direcionadas às práticas sustentáveis para o fornecimento de energia elétrica limpa e renovável, proporcionando uma economia para os cofres públicos

A visita foi coordenada pelo Vereador Jefferson Lopes, e acompanhado pelo secretário da Infraestrutura, Agricultura e Desenvolvimento Urbano, Marcos Lemos e o engenheiro elétrico, Roger Siqueira.

19-04 Câmara fiscalização  01

Obras avançadas

De acordo com o vereador Jefferson Lopes, a visita serviu para entender a dimensão da obra e também como poder legislativo fazer o trabalho de fiscalização.

“A gente sabe que o consumo de energia em todas as secretarias e principalmente no órgão que se chama prefeitura é muito grande, mais só de vistoriarmos as obras e saber dessa grande estrutura que está sendo montada aqui vai entender a infraestrutura e a educação, nós já saímos daqui feliz. E também com as informações que a gestão tem o desejo de dobrar para as demais secretarias. Nós enquanto vereador, e como representante e fiscalizador, nós viemos ouvir e entender melhor a obra e parabenizamos aos envolvidos nesse projeto tão grande na obra da usina de energia solar.

Economia e energia limpa

19-04 Câmara fiscalização 04 19-04 Câmara fiscalização 03

O secretário da Infraestrutura, Agricultura e Desenvolvimento Urbano, Marcos Lemos, pontuou sobre as obras e os prazos que o município tem.

“O principal fundamento da subestação é trazer economicidade pro município, em questão de gastos ao município. Nesse primeiro momento será atendida as secretarias da infraestrutura e educação, e a nossa intenção nossa desde o início é de triplicar a capacidade e atender todos os prédios do município. Referente ao processo já está findado, a empresa pediu o prazo de 20  dias, para está entregando a parte dela, e a energisa ainda ontem assinamos um documento onde ela se compromete a fazer uma extensão de rede para fazer essa interligação, e queremos até o mês de julho está funcionando esta subestação.”

O engenheiro eletricista do município, Roger Siqueira, pontuou sobre a obra e os detalhes. “ Aqui nós temos 1000 placas de 400 kw, que já entra no sistema da prefeitura para abastecer a parte das secretarias da infra e educação. E a nossa previsão que este ano já esteja tudo interligado.

19-04 Câmara fiscalização 02