Câmara Municipal: Projeto do executivo é tirado da pauta após audiência pública com professores municipais e SINTET

por SamuelMaciel — publicado 05/05/2022 18h55, última modificação 08/06/2022 09h12

A Câmara Municipal de Porto Nacional de Porto Nacional realizou na manhã desta quinta-feira,(05),  uma audiência pública com a direção  do SINTET – Sindicato dos trabalhadores em educação do estado do Tocantins e com os profissionais da educação municipal. A sessão foi presidida pelo Vereador Jefferson Lopes que conduziu os trabalhos.

05-05 sessão 07

Diálogo e PL do executivo

A audiência pública lotou a casa de leis portuense dentro de um ambiente de diálogo, cordialidade e entendimento, a pauta foi direcionada a ouvir os profissionais da educação e seus apontamentos sobre a PL 011/22, enviada pelo executivo em caráter de urgência e que estava sendo apreciada pelas comissões da câmara municipal.

Durante a audiência o presidente do SINTET, regional de Porto Nacional, Luiz Rocha, parabenizou a casa pelo espaço e pelo diálogo conduzido. “Quero parabenizar e pedir que a casa continue sendo o fiscal do povo, porque é isso que os vereadores são”

Ao usar a tribuna em nome do SINTET estadual, o presidente José Roque, mencionou a importância do debates em busca de soluções que beneficiem a classe da educação. “Eu quero dizer que nós estamos sempre no debate, temos ai uma menção do prefeito no dia hoje, que também busca uma outra saída mais ainda não oficializado, e vamos aguardar para que a gestão nos oficialize sobre o projeto que hora se encontra nessa casa de leis para ser apreciado e que merece ser estudado com calma junto com os trabalhadores.”

05-05 sessão 04

05-05 sessão 03

Projeto retirado da pauta

Durante a audiência pública o vereador Tenente Salmon Pugas, fez um pronunciamento que mobilizou os profissionais da educação que lotavam as dependências da casa de leis e que trouxe tranquilidade. “Eu acabei de fazer um contato com o prefeito que está em viagem a Brasília, e ele pediu que o projeto do executivo, a PL 011/22, fosse retirada de pauta.”

Diante da notícia após horas de audiência, o vereador Jefferson Lopes se pronunciou e pontuou sobre o diálogo e entendimento.

“A audiência foi importantíssima as discussões foram benéficas e pudemos ouvir o Sintet, os professores e a comunidade e nós vereadores, fizemos reuniões na sala para tomar as decisões finais e encaminhamentos. Com o entendimento de todos os envolvidos nessa audiência e com o posicionamento do Prefeito Ronivon, o projeto está sendo retirado de pauta neste momento para apreciação e para uma discussão melhor para futuras propostas juntamente com as comissões. Saímos daqui agora com essa posição de sentar com o senhor prefeito de ter uma boa conversa com os vereadores e o nosso sentimento é de gratidão.

O vereador Gilian Fraga agradeceu pelo posicionamento do prefeito em retirar a PL da pauta. “Nós estamos satisfeitos pelo prefeito Ronivon ter ouvido o clamor dos professores e dos vereadores que tem buscando um entendimento. Então hoje queremos agradecer pelo entendimento para que nós possamos trabalhar melhor essa pauta junto com os nossos pares e profissionais de educação.

Reafirmando o sentimento dos colegas da casa, o vereador Soares Filho pontuou sobre a importância do projeto de saído da pauta e assim abrindo um melhor debate sobre o tema. “Estamos felizes pela retirada de pauta do PL 011/22, e pelo entendimento do Prefeito, e isso é uma vitória não só dos professores, mas também da câmara de vereadores e entendemos que esse diálogo é importante para que a gente possa encontrar um caminho para os nosso educadores não saia prejudicados desse movimento e retorne para sala de aula.

05-05 sessão 02

05-05 sessão 06