Câmara municipal se reúne com prefeitura para tratar sobre piso salarial dos professores

por SamuelMaciel — publicado 04/04/2022 16h50, última modificação 08/06/2022 08h58

reunião do prefeito com os vereadores de porto nacional

A Câmara municipal de Porto Nacional se reuniu na manhã desta segunda-feira, (04), juntamente com a gestão municipal para dialogar sobre o piso salarial dos professores de Porto Nacional.

A reunião aconteceu na sede do poder executivo e contou com a presença da Presidente da Câmara, vereadora Rozângela Mecenas e vereadores da casa de leis e do Prefeito Ronivon Maciel e da Secretária da Educação, Helane Dias.

Piso salarial 2022

A reunião que foi proposta pela Câmara municipal teve como pauta discutir e entender quais os caminhos que a gestão municipal tem buscado para solucionar a importância demanda da classe da educação portuense que busca o reajuste salarial de 33.24% proposto pelo governo federal para a educação básica.

De acordo com o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, a reunião teve como pauta discutir o bom andamento da educação, e essa discussão entre as duas casas se faz necessário para que a sociedade entenda com clareza a seriedade como está sendo tratado o assunto.

“ A aplicação do novo piso salarial é de 33.24%, e estamos esclarecendo aos nossos vereadores a condição do município para que possamos fazer uma discussão mais propositiva para que possamos dialogar. Nós já temos uma proposta que os educadores já tem conhecimento e estamos formalizando ela, que é a aplicação de 33.24% em cima do piso salarial que ganha menos que o piso, e os 14% no salário de carreira, o que daria o uso de 100% dos recursos do FUNDEB, que são as condições hoje que o município tem , e ficaríamos com o recurso do MDE, para que possamos da continuidade as outras atividades que a educação precisa que é o caso do transporte escolar, a merenda , as melhorias que as escolas precisam.

04-04 reunião prefeitura 02

Diálogo com os vereadores e soluções

O vereador Jefferson Lopes falou em nome dos vereadores da importância da discussão e da espera que os professores estão sobre uma postura da prefeitura. “ Sabemos que o prefeito Ronivon não está se esquivando e precisávamos ouvir da boca dele e da secretária de educação sobre essa demanda. Ouvimos o prefeito agora e iremos ouvir a comissão do SINTET, vamos sentar com e eles e ouvir o que eles tem de demanda, o que eles estão apresentando a gestão, para que possamos como legislativo tomar posição. Vamos fazer todo um estudo em cima disso e analisar melhor e trazer uma resposta que é fundamental para o gestor e para a classe da educação. A nossa preocupação como vereadores é que estamos imbuídos em solucionar essa importância demanda.” Afirmou, Jefferson Lopes.