Câmara recebe representantes da gestão municipal e discute Transporte e sinalização de

por SamuelMaciel — publicado 21/06/2022 20h49, última modificação 21/06/2022 20h49

A Câmara municipal de Porto Nacional realizou na manhã desta terça-feira(21),  a 37ª sessão ordinária no plenário José Gonçalves Gama de Araújo,  a sessão foi conduzida pela Presidente da casa, vereadora Rozângela Mecenas.

21-06 Sessão 08

A casa de leis recebeu a presença do Secretário distrital, Fabrício Machado e do Superintendente Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, Marcílio Parente.

Trânsito e sinalização

De acordo com o Superintende Marcílio Parente, o momento foi oportuno para que a gestão pudesse trazer esclarecimentos sobre  as demandas pontuadas pela Câmara e comunidade.

21-06 Sessão 04

“ Infelizmente nós não temos uma estrutura que Porto Nacional merece, primeiro grande fato, nós precisamos de estrutura e recursos. Eu tenho na minha mesa, 180 pedidos não só da câmara mais da sociedade de quebra mola, o redutor pra ser instalado ele requer um estudo de viabilidade técnica e o mesmo é instalado em ultima instância nos termos da resolução do Contran, número 600, 2018.

Nós temos além dos distritos, hoje mais de 99 bairros, esses são os números do google. Nossa frota hoje de Porto Nacional, temos 35.852 veículos com placas do município. Temos uma sinalização semafórico que está aquém da nossa realidade e precisamos urgentemente que a cidade faça ela de forma eletrônica. A superintendência não tem orçamento.

21-06 Sessão 12

O vereador Gilian Fraga questionou sobre de quem é a responsabilidade da pasta que tem sobre ela 7 orgãos, segurança pública, trânsito, defesa civil, guarda municipal, banda da guarda, junta militar, instituto de identificação que agora foi para a Semas. A responsabilidade é do gestor municipal mais quem responde é o secretário Silvaney.

“ É muito serviço para pouca gente, eu acho que um dos defeitos tá ai, muito órgão para administrar tanto problema pra pouca equipe.” Pontuou Gilian.

21-06 Sessão 09

O vereador Tony Andrade, pontuou que os problemas são grandes, e parabenizou o superintendente pela coragem de está a frente da pasta que enfrenta tantos problemas.”

“Eu encaminhei ao secretário que nos enviasse o orçamento do carro para a câmara, tendo em vista que foi doado pela Policia Federal, e está parado no município  por falta de quatro pneus. É uma falta de vergonha saber que o veículo está assim em função de algo que poderia ser resolvido rápido.

21-06 Sessão 08

A Presidente da casa, vereadora Rozângela Mecenas, pontuou sobre a responsabilidade da pasta que integra as funções acumuladas. “ Solicitamos do líder do governo, o vereador Salmon, que seja remetida a gestão que o secretário Silvaney possa trazer essas informações e as ações que precisamos saber.

21-06 Sessão 05

O Vereador Soares Filho, pontuou sobre o trabalho do superintendente.

“ Muitas coisas aqui pontuadas não sabíamos, e não tem como um gestor desenvolver lá na ponta , algo realmente de perspectiva que a sociedade espera, se não tiver uma gestão totalmente daquilo que uma secretaria necessita.”

21-06 Sessão 10

O Vereador Pim Junior, explanou que a secretaria está deixando a desejar.

“ Ainda no mês passado solicitamos sobre um relatório de ações dessa secretaria, secretaria essa que está deixando a desejar, porque para que serve o complexo de segurança ali em Luzimangues, se o município não tiver condições de fazer um quebra mola, me desculpe.”

De acordo com o Vereador Jefferson Lopes, seria necessário que o secretário da pasta estivesse presente para ouvir as demandas apresentadas durante a sessão.

De acordo com o Vereador Adael, o prefeito Ronivon garantiu que a gestão estará fazendo investimentos pontuais sobre a situação pontuada.

21-06 Sessão 02

O líder do governo, Vereador Salmon Pugas, ressaltou que é necessário unirmos forças e buscarmos soluções, seria bom que o secretário Silvaney voltasse a casa de leis e respondesse sobre orçamento e se existe estrutura.

21-06 Sessão 01

O Vereador João Justino questionou sobre as multas e valores arrecados com o fluxo de veículos que integra o município.

Gestão municipal

O secretário distrital de Luzimangues, Fabricio Machado, explicou sobre ações e responsabilidades do município.

21-06 Sessão 06

“ Hoje nós temos uma dificuldade orçamentária, que foi pontuada aqui pelo Marcílio, essa dificuldade na arrecadação, hoje Porto Nacional tem 70 de inadimplência em relação a arrecadação do iptu, ou seja dos 7 milhões, que deveria entrar em 2021 nos cofres públicos, e só entrou apenas 735 mil, nós projetamos um orçamento e na companhia dele tem que vim o financeiro. Não estamos nos furtando das nossas obrigações, mais precisamos de recursos.