Em reunião, Câmara e Juíza Umbelina dialogam sobre criação de Fundo Municipal para Políticas Penais em Porto Nacional

por Rodrigo Alves publicado 06/12/2022 11h27, última modificação 06/12/2022 11h27

A Câmara Municipal realizou na manhã desta segunda-feira, (05), uma reunião conjunta com a Juíza Umbelina Lopes Pereira Rodrigues, titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Porto Nacional.

Na pauta foi discutido o Projeto de Lei complementar de número 015/2022, que trata da criação do Fundo Municipal para Políticas Penais.

Que tem como objetivo criar o Fundo específico que viabilize a criação de programas, ações, atividades, e projetos voltados as alternativas penal, as pessoas egressas do sistema penal, á de institucionalização de pessoas internadas em medidas de segurança e aos conselhos da comunidade. Visando a consolidação destas políticas em sua esfera administrativa.

Sobre o Fundo Municipal

O Vereador João Justino pontuou sobre a reunião e o diálogo com a Juíza Umbelina que se deu em torno do Projeto de Lei complementar que trata o Fundo.

“Hoje nós tivemos uma reunião com a Doutora e Juíza da segunda vara criminal, Umbelina Lopes, aonde ela veio colocar pra Câmara Municipal e explicar para os vereadores da importância da criação desse fundo, que onde angaria recursos do Governo Federal para esse e que vai dar a sustentabilidade, e  sustentação de um escritório social que vai ser implantado no Fórum e isso vem amparar as pessoas que estão reclusão e  as pessoas da família desses presos que estão lá, e que ao retornar irá passar por uma capacitação para voltar de novo a sociedade.

Então essa reunião foi importante para que os vereadores ajudem na aprovação desse projeto, e a Juíza Umbelina veio explicar o projeto, como é que vai ser o andamento do projeto que cria o Fundo.

Esse projeto chegou a Casa de Leis por encaminhamento do Poder Executivo e a gente o colocou na urgência urgentíssima, no requerimento e Plenário aprovou a inclusão desse Projeto na urgência e ele foi apresentado e será apreciado na próxima quinta-feira às 9 horas da manhã.

e Juíza Umbelina dialogam sobre criação de  Fundo Municipal para Políticas Penais