Fiscalização: Comissão de vereadores visitam secretaria da educação e buscam informações sobre ações

por Rodrigo Alves publicado 22/03/2022 11h10, última modificação 22/03/2022 11h14

Visita vereadores a educação

A Câmara municipal através  de uma comissão formada pelos  vereadores Jefferson Lopes, Charles Souza e Gilian Fraga, realizaram na última segunda-feira,(21), uma visita na sede da secretaria municipal da educação de Porto Nacional. Os parlamentares foram recebidos pela gestora municipal de educação Helane dias.

Na pauta, a busca de informações sobre o trabalho de modulação nas escolas municipais e o sistema prodata, o piso salarial e a discussão em torno do pagamento e diálogo com o SINTET, manutenção e estrutura física das escolas e transparência na entrega de computadores aos professores e por último o transporte escolar.

Fiscalização

De acordo com o vereador Jefferson Lopes, essa ação coordenada pela comissão de vereadores,  se estenderá pelas demais escolas municipais e  órgãos municipais no intuito de fiscalizar e cobrar diuturnamente ações da gestão e eficácia em seu cumprimento.

Nós cobramos da gestora municipal de educação a solução em caráter de urgência dos apontamentos que chegaram a comissão, um deles é sobre o piso salarial dos professores.

"A secretária pontuou que está sendo montada uma comissão técnica formada por professores e vereadores para encontrar os caminhos para esse entendimento e estudo sobre o pagamento e diálogo com os representantes dos professores e SINTET."

Manutenção das escolas e entrega de computadores

Outro ponto da visita foi sobre a manutenção das escolas e suas estruturas, tendo em vista que foram apontados problemas na parte elétrica e instalação de ar condicionados. A entrega de computadores para os professores contratados foi cobrado, sendo que apenas os efetivos havia recebido segundo o que foi checado pela comissão.

Transporte escolar e rotas

Foi discutido a questão do transporte escolar e suas rotas, e que através de denúncias recebidas pela comissão, foram observados que alunos estariam entrando as 13 horas e tendo que pegar a van as 11:30, bem mais cedo do que fora proposto. De acordo com a gestora municipal, foi formado uma comissão para acompanhar e fiscalizar o transporte escolar. E por fim cobramos a legalidade e estruturação nos transportes, seja eles carros, vans, Kombi e micro-ônibus. Onde exigimos qualidade e legalidade nesses serviços.

Fundeb

Outro ponto cobrado pela comissão de vereadores, foi a transparência e prestação de contas mais pontual nos repasses do FUNDEB. Onde através da gestora, foi informado que os dados serem informados através de uma prestação pública no dia 29 de março no Vicentão. E solicitamos que essa tabela seja entregue para a Câmara municipal de vereadores para que possamos ter acesso aos detalhes do que foi recebido e como está sendo aplicado. Por fim cobramos se a aplicação está sendo feita 70 ou 100%, o que nos foi explicado que os dados serão apresentados na íntegra nesta reunião do dia 29.