Pagamento: Câmara Municipal se reúne com Gestão e motoristas do transporte escolar de Porto Nacional

por Rodrigo Alves publicado 16/11/2022 14h25, última modificação 16/11/2022 14h24

A Câmara Municipal de Porto Nacional presidida pela Vereadora Rozângela Mecenas, se reuniu na manhã desta quarta-feira, (16), com o Prefeito Ronivon Maciel, no Gabinete da Prefeitura de Porto Nacional.

O diálogo entre os vereadores, gestão municipal e motoristas, se deu em busca de soluções sobre o pagamento e demandas do transporte escolar municipal.

Casa de leis e diálogo

O Vereador Tony Andrade pontuou sobre a busca de solução imediata das demandas e sobre o pagamento dos motoristas.

“A gente já vem na Câmara defendendo o transporte escolar, devido a cobrança dos pais com seus alunos, e nós marcamos uma reunião com o prefeito para a gente vim trazer a reivindicação a respeito do pagamento que está atrasado.

Vamos chegando a três meses de pagamentos atrasado, e como fiscal do povo estou aqui junto com os motoristas das Vans que fazem o transporte público, para que não haja paralisação para que seja feito o pagamento de atraso para essas Vans, mas parece que tem um pouco a resistência até devido a situação mesmo financeira do município, mas nós estamos aqui para cobrar e vamos continuar cobrando, porque nós sabemos que os alunos não podem ficar prejudicado nas suas aulas. ”

Motoristas se manifestam

De acordo com Emerson Martins Miguel, motorista de transporte escolar do Município, o diálogo busca sanar a demanda da classe.

“ A nossa reivindicação é o seguinte, a falta do pagamento que está um pouco atrasada. A gente se reuniu com prefeito uma vez a qual ele nos prometeu que até em dezembro vai colocar a casa em ordem.  E vai ter um repasse até na sexta-feira feira para a gente agora, ele não pode explicar o valor exato, mas acreditamos nós e estamos muito confiantes que isso tudo vai ser normalizado e a gente vai dar a nossa continuação do trabalho com muita fé em Deus, e iremos conseguir atingir o nosso objetivo. ”

Reunião sobre Transporte Escolar

Gestão municipal explica situação

De acordo com o Prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, a Gestão tem buscado solucionar a situação.

“Infelizmente é um gargalo que se arrasta há alguns anos, mas o Município tem buscado tomar atitude em relação isso, a questão de otimizar, melhorar a questão da qualidade, tanto da parte também de valorização do valor que é pago aos fornecedores.

E hoje município tem um pouco de dificuldade, porque o montante que é praticado 90% é do recurso do tesouro municipal. Isso traz uma dificuldade de honrar de forma mensal esse recurso, mas o Município tem um passivo que está se comprometendo até final de dezembro colocar em parte em dias para que a gente tem uma condição com esse novo processo licitatório.

Assim otimizando mais a quantidade de rota, para que a gente tenha uma condição melhor do financeiro, que a gente busque do Governo do estado também um valor repasse maior, porque o que o Governo do Estado repassa hoje infelizmente é insuficiente.

Também o repasse do Governo Federal é insuficiente, então a Câmara Municipal, juntamente com o Poder Executivo, está se propondo buscar justamente soluções onde a gente consiga, a partir de 2023, trazer uma normalidade em relação à questão de pagamento e também trazer uma normalidade em relação ao funcionamento transporte escolar.

Eu acho que agora é momento de unir essas forças para que a gente consiga de fato resolver esse problema, que o Município reconhece essa falha, essa dificuldade, mas também o município está empenhado de forma muito veemente para que a gente consiga resolver. "