Presidente Rozângela Mecenas participa da abertura da Campanha nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

por SamuelMaciel — publicado 18/05/2022 11h55, última modificação 08/06/2022 09h20

A câmara municipal de Porto Nacional representada pela Presidente da casa de leis, a vereadora Rozângela Mecenas,  participou na manhã desta quarta-feira,(18), no centro de Convenções Comandante Vicentão,  da cerimônia de abertura da Campanha nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes,  instituída de acordo com a Lei Federal nº. 9.970/2000, o dia o 18 de maio é a data que representa nacionalmente ações de conscientização em todo Brasil.

18-05 sessão 06

Conscientização  e união de forças

O evento é organizado através da Prefeitura municipal por meio da Secretaria municipal de Assistência social e demais pastas da gestão, e conta com uma vasta programação e palestras sobre o tema e conta com a participação da comunidade e alunos do município.

A vereadora Rozângela Mecenas discursou e falou da necessidade da sociedade se unir em prol da proteção e cuidados com as crianças e adolescentes.

“Hoje infelizmente tem uma máquina que contribui com o aumento de casos de violência sexual infantil, que é a internet, muitas vezes os pais entendem que os seus filhos estão dentro de casa protegidos, mas porem os mesmo estão expostos e vulneráveis aos riscos que são impostos pela rede quando não está sendo usada de forma apropriada e pode ser em muitos casos a porta de entrada para abusadores. Queremos parabenizar a secretaria de assistência social pelo olhar e sensibilidade deste evento de orientação e conscientização aos nossos adolescentes.  É necessário unirmos forças entre gestão e demais órgãos e também levar para sala de aula essas informações para protegermos nossas crianças e adolescentes.

18-05 sessão 04

Rede de proteção e cuidados

O Coordenador do Centro de Referência Especializado de Assistência Social -  CREAS de Porto Nacional, Nelson Soares, falou sobre o evento e o 18 de maio. “Neste 18 de maio, dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, é um dia muito importante onde nos reunimos e refletimos sobre garantirmos os direitos das nossas crianças. Eu creio que temos que fazer esse trabalho e protegermos nossas crianças de qualquer tipo de violação de direitos.

18-05 sessão 01

A delegada  Fernanda de Siqueira  Correia, participou do evento e também citou a importância do evento que acontece em todo o Brasil e que em Porto Nacional realiza essa ação neste 18 de maio.

“Abordar esse assunto é muito importante principalmente com alunos, crianças e adolescentes, para alertar sobre situações de possível abuso sexual e também aos adultos para que fiquem atentos as suas crianças para que estejam perto de si e também aos possíveis comportamentos dos mesmos que as deixem desconfortáveis como carinhos e abraços. Estamos aqui também deixando algumas formas de denunciar, porque sabemos que existem casos que abusos perdera por muito tempo sem que aja denúncias, então estamos também deixando esse alerta como identificar tais situações e como denunciar quando esses sinais estiverem acontecendo.

18-05 sessão 02

18 de maio

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido.