Secretaria municipal da Saúde apresenta relatório anual de gestão a Câmara Municipal

por SamuelMaciel — publicado 28/03/2022 18h45, última modificação 08/06/2022 08h53

Apresentação do relatório anual de gestão a Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Porto Nacional realizou na manhã desta segunda-feira,(28),  a 13ª Sessão ordinária, no Plenário José Gonçalves Gama de Araújo.

A sessão foi presidida pela Presidente da casa, Rozângela Mecenas, o vereador Charles Souza,  1° Sec: e o 2° Sec: Jefferson Lopes.

A sessão foi marcada pela apresentação do RAG (Relatório Anual de Gestão) através da Secretaria municipal da Saúde.

Transparência na saúde e tabela sus

Atendendo um pedido prévio solicitado via ofício a casa de leis recebeu a equipe da Secretaria municipal da saúde através da gestora Lorena Martins Vilela, diretores e coordenadores da pasta. Na pauta, a apresentação do RAG (Relatório Anual de Gestão).

28-03 sessão 05

A presidente Rozângela Mecenas pontuou sobre a importância da transparência na prestação de contas e ações pontuais da gestão.

Vereadora Rozângela Mecenas

“É importante cobrarmos de forma efetiva uma melhor formação e capacitação dos profissionais que prestam o serviço na saúde do nosso município e que os mesmos tenham perfil e qualificação para servir nossa comunidade. Pontuamos sobre as metas que a gestão irá usar para melhorar os indicadores e corrigir eventuais deficiências e o que a saúde pode fazer no que se refere aos medicamentos ofertados na rede municipal de saúde, dentro do que  está sendo ofertado e as providências dentro dos que estão em falta.

Outro ponto que cobrei da gestão municipal e a secretária da saúde ,foi o reajuste da tabela sus, sabemos que muitas das nossas dificuldades tem a ver com esse índice que está defasado desde 1996, e os procedimentos ofertados na rede necessitam de um olhar mais sensível e valorização.

“Em visita ao senado tivemos a oportunidade de fazer essa cobrança e essa dificuldade que enfrentamos não só em Porto Nacional, mais no Brasil inteiro. E por isso reforço esse pedido para que esse reajuste seja feito. Essa união de forças, eu coloquei de forma clara a nossa secretária de saúde, Lorena, para que possamos unirmos em virtude de uma saúde mais resolutiva e valorizada e que os nossos representantes lá em Brasília no Senado possa ouvir e atender nosso pedido.” Reiterou, Rozângela Mecenas.

Relatório Anual de Gestão

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde, através da gestora de saúde, Lorena Martins Vilela, apresentou de forma detalhada os dados presentes sobre o RAG (Relatório Anual de Gestão) - 2021, bem como apresentou RDQA - Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior do 2° e 3° quadrimestre do ano de 2021.

28-03 sessão 04

Após exposição dos pontos dentro do relatório anual, Lorena falou sobre a transparência dos indicadores.

“ Hoje foi apresentado o nosso relatório anual de gestão – RAG, que é uma das principais ferramentas hoje de monitoramento da gestão de saúde, é uma ferramenta que é instituída por leis e portarias. Foi apresentado todas as ações, a parte orçamentária e os indicadores que são pactuadas durante o ano de 2021.

28-03 Sessão 06