Vereador Jefferson Lopes se reúne com representes do Conselho de Acompanhamento e Controle Social /Fundeb de Porto Nacional

por SamuelMaciel — publicado 01/06/2022 17h20, última modificação 08/06/2022 09h30

A Câmara Municipal de Porto Nacional se reuniu na manhã desta quarta-feira,(01), com as representes do CACS/Fundeb - Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção da Educação Básica.

A reunião foi mediada pelo Vereador Jefferson Lopes, e aconteceu na sala de reuniões da casa de leis.

Transparência e fiscalização

A Presidente do CACS/Fundeb,  Ides de Nazaré Ribeiro Neres, explicou sobre a reunião e sobre as ações do Conselho. “O Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção da Educação Básica em Porto Nacional,  é composto por vinte e quatro membros mas  ativos mesmo nós temos seis que estão mais disponível pra estar trabalhando e buscando realizar o trabalho efetivo do regimento do conselho.

Dentro desse trabalho, fizemos visitas técnicas em todas as escolas da rede parceiras e fizemos também junto a Secretaria municipal da Educação – SEMED, porque também faz parte da rede municipal de educação e fizemos essa busca ativa,  buscando entender sobre a lotação de servidores, a questão de salário deles e buscando essas informações a gente pra  poder desenvolver a nossa função do controle social.

Analise e relatório

01-06 Sessão 02

“Temos realmente o papel de está analisando, vendo realmente  onde está o servidor, o que ele está fazendo, a função dele, a qualificação dele realmente está ali de acordo com a função que ele está exercendo e baseado nessa nessas informações que nós fomos buscar in loco.

Nós produzimos um documento, que foi um relatório onde nós socializamos com a Secretaria de Educação. Socializamos também  com a Câmara que junto com o presidente da comissão que é o vereador Jeferson Lopes e também junto ao Ministério Público com os promotores, no caso a promotora Thaís e o promotor Luiz Francisco também a gente repassou pra eles em nível de informação pra eles também estar acompanhando, porque

a nossa visão, o nosso trabalho a gente não busca tanta economicidade do recurso, mas a efetividade na aplicação dele.

E que esse recurso ele possa sim estar servindo pra valorizar o servidor do magistério profissional e também está valorizando o trabalhador  em educação lá na sua infraestrutura, no transporte escolar e visando o desenvolvimento do aluno na escola que é o fim desse recurso.

Reunião exitosa e diálogo aberto

O Vereador Jefferson Lopes pontuou sobre a reunião e a importância do dialogo franco e ações conjuntas entre órgãos de fiscalização.

01-06 Sessão 01

“ Hoje a gente agradece mais uma vez as representantes do CACS/Fundeb a professora Ides e a professora Conceição, que esteve conosco essa manhã, aonde nós tiramos pra analisar, estudar, discutir o relatório que elas fizeram. Elas fizeram uma visita técnica, então  foram em busca de informações e foi justamente pra poder agora enquanto Câmara Municipal,  fazer um documento voltado pra todas essas informações e solicitar da secretária e do prefeito Ronivon, que nos envie as respostas cabíveis para cada ponto que vai ser pontuado no relatório que será encaminhado.

Então na próxima semana é uma semana de sessão nessa casa, onde será apresentado o relatório com embasamento, com questionamentos, com perguntas aonde a gente vai solicitar uma quantidade grande de documentos da  pasta da Secretaria de Educação pra que possamos  chegar numa resposta satisfatória pra atender também os demais vereadores.

A expectativa de certos professores que às vezes tem uma dúvida, eu acredito que o relatório foi bem pontuado, eu parabenizei já o por esse trabalho, eu acho que é dessa forma que a gente precisa tá fazendo as fazendo as coisas acontecerem, melhorar cada vez mais e a educação é um ponto fundamental de uma gestão.

Entendemos que ela precisa estar nivelada, e precisa estar bem aglutinada com as informações, pra que os objetivos sejam alcançados naquilo que é proposto realmente seja salutar.

Nós aproveitamos o momento, demos uma olhada na estrutura aprovada pela câmara, e ao mesmo tempo fizemos alguns comparativos do que hoje é a secretaria, quantidade de servidores e o que está aprovado em casa por lei.

Então, fico aqui grato com todas as informações da professora Conceição, Que tiveram com a gente pontuando cada detalhe, cada fala, cada escrita, do relatório.

Então acho que isso é salutar para a Câmara neste momento. Então como presidente da comissão a gente só tem a agradecer e dizer que a nossa parte será feita  e assim que tivermos a resposta da documentação que chegar em nossas mãos vindo da Secretaria de Educação, a gente faz questão de entregar também para o conselho, que fez também questão de trazer pra gente as informações.