Aedes do Bem: Câmara Municipal recebe apresentação da tecnologia que pretende diminuir infestação de mosquito

por Rodrigo Alves publicado 19/01/2023 14h21, última modificação 19/01/2023 14h21

A Câmara Municipal de Porto Nacional recebeu na manhã desta quinta-feira,(19), uma apresentação sobre o Programa Nacional Aedes do Bem, idealizado pela empresa multinacional Oxitec e que tem a parceria e cooperação da Prefeitura de Porto Nacional na execução do projeto.

A tecnologia sustentável visa reduzir a infestação do mosquito Aedes aegypti, com a implantação das chamadas ‘Caixas do Bem’, vão combater os mosquitos que transmitem a dengue, zika e chikungunya com insetos modificados, que não passam as doenças para os humanos.

A apresentação do programa contou com a participação dos vereadores Gilian Fraga e Janes Cleiton, que reforçaram a importância do projeto que está sendo realizado em Porto Nacional e que irá auxiliar no combate à infestação do mosquitos que causa várias doenças dentre elas a dengue,zika e chikungunya.

Tecnologia sustentável.

A Diretora de vigilância em Saúde do Município, Jaqueline Luciana explicou sobre o projeto.

“Esse projeto para o município de suma importância, porque é mais um dispositivo que nós vamos ter em combate a dengue, lembrando a população que ainda é necessário o cuidado com o quintal, a vigilância em relação aos possíveis criadouro do mosquito da dengue porto nacional.
No ano de 2022 nós tivemos 657 casos confirmados de dengue no município, então o projeto vem com objetivo de nos ajudar a reduzir esse número de casos."

Diretora de vigilância em Saúde do Município, Jaqueline Luciana

A Secretária Municipal de Saúde, Lorena Martins Vilela, reforçou a importância da ação em Porto Nacional.

“A implantação desse projeto é algo inovador, de alta tecnologia que estamos implantando aqui no município de Porto Nacional, é um projeto que se dará início agora no mês de janeiro até o mês de setembro.
Então esse projeto vem com intuito de melhorarmos o perfil epidemiológico, principalmente nesses 3 bairros que foram contemplados neste momento, mas as ações de combate a dengue do município, elas serão cada vez mais intensificadas com a nossa equipe de vigilância em saúde em todos os bairros.
Os distritos e também trabalhando também na zona rural com os nossos agentes de combate de endemias e os agentes comunitário de saúde."

Secretária Municipal de Saúde, Lorena Martins Vilela

Oxitec do Brasil

Luciana Medeiros, Bióloga e coordenadora de operações de campo da Oxitec do Brasil, detalhou sobre as ações do projeto.

“Ela é uma tecnologia desenvolvida pela Oxitec já há 20 anos, desde o ano passado ele já está sendo comercializado no estado de São Paulo e agora a gente está expandido para o Brasil todo e foi possível vir aqui para Porto Nacional.
A tecnologia ela reside no controle populacional do aedes do bem, através de controle biológico. Então o aedes do bem que vai sair de cada caixa do bem que são os dispositivos de liberação, ele vai ser capaz de encontrar a fêmea no ambiente, e essa fêmea após cruzar com o macho só gera descendentes machos e assim a gente consegue controlar a população de fêmeas e diminuir a infestação local de mosquitos. Vão ser implantadas 102 caixas no total, distribuídas por pontos estratégicos, nos setores: Nova Capital, Vila Nova e Jardim Brasília."