Ano letivo 2023: Vereador Jefferson Lopes se reúne com Secretária Municipal da Educação

por Rodrigo Alves publicado 03/01/2023 17h35, última modificação 03/01/2023 17h35

O Vereador Jefferson Lopes, atual Presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, se reuniu na manhã desta terça-feira, (03), na sede da Secretaria Municipal da Educação de Porto Nacional, juntamente com a Secretária da Educação, Helane Dias.

Questionamentos

Na pauta, o Vereador Jefferson Lopes pontuou vários assuntos pertinentes ao ano letivo de 2023, dentre eles: O motivo da retirada do reforço escolar, tendo em vista o mesmo está na instrução Normativa de 2015; Professores com 40 horas e outros não; Como será feito a modulação; Sobre quem aplicará o reforço já que não será o professor regente; Porque as turmas do 2° e 5° ano, estão sem professores de 40 horas; Relatórios de contratos e de quem é a responsabilidade de avaliar; Sobre o aumento de 29,69%, o que a secretaria está pensando sobre o assunto; Como a Câmara pode colaborar com a Secretaria da Educação.

Vereador Jefferson Lopes ressalta sobre o diálogo

“Primeiramente agradecer a Deus, por nos permitir que estejamos aqui com saúde para tocar o barco mais uma vez, agradecer a Secretária Helane, que me recebe no seu gabinete pra gente estreitar os nossos diálogos, as nossas conversas, os nossos entendimentos e o que me trouxe aqui, é justamente nós vamos iniciar mais um ano de trabalho, de muitas atividades e muitos projetos pela frente.

E eu fiz questão de como ainda Presidente da Comissão de Educação na Câmera de vim buscar informações sobre o que está sendo colocado nas redes sociais, do que está sendo feito e sobre as ligações e as demandas que a gente recebe.

Então eu acho que o meu papel é justamente esse, de ir em busca dessas informações para que a gente possa também dar a nossa contribuição como legislador é muito salutar, e muito importante a reunião.

A gente conversou bastante aqui sobre todas as questões que estão sendo abordados, que é reforço escolar, carga horária, modulação, a preocupação da própria Secretária com a questão de folhas de pagamento, que a gente sabe que cada ano que passa vai só aumentando e ver suas dificuldades que são enfrentadas dentro da própria secretaria, mas também ao mesmo tempo a preocupação que tem com a qualidade de ensino dentro das escolas, seja ela do campo ou da cidade.

Então a gente conversou numa busca de trazer resultados positivos para a gestão desse ano. Então só tenho que a parabenizar a secretária mais uma vez por nos acolher, por nos receber muito bem e por transmitir com tranquilidade as informações frente todos os tópicos.

Acredito que vão ter outras reuniões agora em janeiro e a gente quer fazer parte dessas reuniões. Nós queremos contribuir também com essas reuniões que virão pela frente. A também para que a educação seja um sucesso em Porto Nacional. ”

Secretária agradece pelo diálogo

A Secretária Municipal da Educação, Helane Dias, ressaltou a importância do diálogo com o legislativo.

“Olha, nós tratamos aqui da questão de alguns questionamentos que os servidores estão fazendo, que é a questão do reforço do piso salarial, dentre outros, e foi uma conversa bastante proveitoso, a gente pode falar a questão da situação que está acontecendo no município de Porto Nacional e específico da educação.

E agradecer pela vinda pessoalmente do Vereador Jefferson Lopes, que é o representante da comissão de Educação, então isso é muito importante e que realmente vai levar a população a real situação que se encontra a Educação de nosso Município. ”

: Vereador Jefferson Lopes se reúne com Secretária Municipal da Educação