Câmara Municipal participa da inauguração da usina de geração de energia solar de Porto Nacional

por Rodrigo Alves publicado 05/05/2023 12h35, última modificação 05/05/2023 12h35

A Câmara Municipal de Porto Nacional participou na manhã desta sexta-feira, (05), da inauguração da primeira usina de geração de energia solar do estado do Tocantins com iniciativa do poder público.

O evento contou com a presença do Presidente da Casa de Leis, Charles Sousa, e dos vereadores: Adael Oliveira, Firmino Rocha, Jefferson Lopes, Salmon Pugas, Rozângela Mecenas, Geylson Neres, Gilian Fraga, que acompanharam a solenidade no Setor Nacional, ao lado do Prefeito Ronivon Maciel e do Secretário da Infraestrutura, Marcos Antônio Lemos.

Vereadores

Usina de energia solar e economia aos cofres públicos

Citando a importância da obra que é a primeira do estado do Tocantins, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Charles Sousa, pontuou sobre a economia que a usina irã gerar e pelo esforço que o legislativo e todos os vereadores tiveram em garantir que a estação fosse entregue.

“ É importante citar que é a primeira usina de energia solar a ser instalada em um município do estado do Tocantins, e vemos a importância da economia, e nesse sentindo sabemos do papel importante da câmara municipal e todos os vereadores, que sempre estivemos de prontidão para analisar e aprovar o projeto do executivo. Sabemos que é um projeto de futuro, mais que a economia já sentida agora, pois em 3 anos já estará toda quitada, e a Câmara teve a responsabilidade de aprovar esse projeto. ”

Presidente da Câmara Municipal, Vereador Charles Sousa

O Vereador Salmon Pugas reiterou o compromisso do legislativo em entregar uma obra de grande importância ao município.

“ Nós estamos aqui participando dessa entrega que é uma grande para o município de Porto Nacional, que é a estação de energia solar. Minha honra muito fazer parte desse momento tão importante na vida dos portuenses, e a partir de agora o município terá uma economia muito grande na questão de energia, porque daqui saia energia que vai ser gerado para a rede e vai economizar os gastos que a prefeitura tinha. ”

Vereador Salmon Pugas

O Secretário da Infraestrutura do Município, Marco Antonio Lemos, reforçou o compromisso da economia dos cofres públicos e o empenho demandado na entrega da obra.

“ A princípio essa usina era para ser colocada nos telhados públicos e no início 2021, visando um futuro e uma ampliação para que o atendimento pudesse se estender aos demais órgãos públicos, já que ela contempla neste momento a infraestrutura e educação. E posteriormente será ampliada para outros prédios públicos, no caso da saúde, que tem uma demanda grande e sendo uma das maiores secretarias. Então foi feito um projeto de ampliação, nesse intuito foi construído uma subestação que não contemplava dentro desse primeiro projeto, essa subestação ela já foi construída já para essa é a ampliação dessa usina. Hoje nós estamos com a produção de 660 quilowatts pico e a tendência será estendida para 2000, onde vai atender todos os prédios públicos, trazendo uma economicidade, a princípio já está ligado e funcionando, trazendo a economicidade aí de 80 mil reais por mês, e a intenção na ampliação é de passar de 200 mil reais em economia. Em 7 anos estaremos quitando o valor investido, nessa estação com garantia de 25 anos. ”

Secretário da Infraestrutura do Município, Marco Antonio Lemos

O Prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, comemorou a entrega e citou a dimensão da obra que já trará beneficio no presente e garantias no futuro.

“ É uma obra que nos dá o sentimento da evolução, da renovação, da sustentabilidade, pois estamos falando de energia limpa que está sendo aqui gerada através do sol, e que com certeza o esforço e dedicação da equipe foi de suma importância para que hoje a gente pudesse estar entregando essa usina, uma usina que nesse momento terá uma capacidade de 660 quilowatts. Nós vamos continuar trabalhando para que ela possa ser duplicada, triplicada e garantindo com certeza economicidade no meio momento vamos atender é praticamente quase todas as escolas. Uma gestão municipal, ela tem que sempre que pensar na economicidade para que ela tem mais para que ela tem mais condições e fazer outros tipos de investimento. E aqui em Porto Nacional sai +1 vez na frente com a primeira usina municipal de energia solar. Nós queremos reforçar que aqui o trabalho não para e nosso compromisso é com você.

Prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel