Câmara Municipal presta homenagem a militares do 5º BPM que participaram da Operação Canguçu

por Rodrigo Alves publicado 24/11/2023 14h56, última modificação 24/11/2023 14h56

A Câmara Municipal de Porto Nacional realizou na manhã desta sexta-feira, 24 de novembro, as atividades da 72ª sessão ordinária do ano de 2023.

Os trabalhos foram conduzidos através do Vereador Charles Sousa,  Presidente da Casa de Leis,  no plenário José Gonçalves Gama de Araújo.

Vereador Charles Sousa,  Presidente da Casa de Leis

Vereador Charles Sousa,  Presidente da Casa de Leis

Moção de aplausos – Militares do 5º BPM e 1ª CIA Independente

De autoria do Vereador Geovane dos Santos, a Câmara Municipal entregou uma moção especial de aplausos aos militares pela autuação na Operação Canguçu.

A homenagem foi concedida aos policias militares do 5º Batalhão de Polícia Militar (5º BPM) e da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM).

A moção reconhece os policiais militares da Força Tática e Patrulha Rural do 5º BPM e da 1ª CIPM, por terem atuado na maior operação integrada das polícias no Brasil, Operação Canguçu.

Estiveram presente na sede do Legislativo, o Chefe do Estado Maior da PMTO – Coronel PM Cláudio Thomaz Coelho de Souza, o Comandante do Policiamento da Capital – Coronel PM Francinaldo Machado Bó, o Comandante do 5º BPM – Tenente-Coronel José Batista Freitas Júnior, demais autoridades civis e militares e familiares dos militares homenageados.

Agradecimentos

O Vereador Geovane dos Santos, autor da moção, destacou a importância da homenagem.

“Essa moção foi entregue aos nossos verdadeiros heróis que integram a polícia militar de Porto Nacional e Luzimangues, e que se destacaram em âmbito estadual e nacional na maior operação integrada já realizada em nosso estado.”

Vereador Geovane dos Santos

O Vereador Tenente Salmon Pugas, também ressaltou a importância da Moção.

“ Eu como militar da reserva, tenho orgulho de participar deste momento tão especial, em reconhecimento aos nossos valorosos militares que participaram da Operação Canguçu e que lograram êxito em suas ações.”

Vereador Tenente Salmon Pugas

O Comandante da 3ª  CIA especializada do 5º BPM, Sargento Manduca, destacou sobre a moção.

“Quero aqui agradecer aos vereadores Geovane dos Santos e Salmon Pugas, que são militares e que através da moção reconheciam por meio da moção os nossos guerreiros que integraram a operação Canguçu.”

Comandante da 3ª  CIA especializada do 5º BPM, Sargento Manduca

Comandante da 3ª  CIA especializada do 5º BPM, Sargento Manduca

O Coronel Cláudio Thomaz ressaltou a importância da Moção.

“ Pra nós é de suma importância estar aqui presente nessa sessão solene que presta homenagem aos nossos valorosos guerreiros da polícia militar do Tocantins, que participaram da maior operação integrada em nosso estado que foi a Operação Canguçu. Fica aqui nosso reconhecimento e agradecimento a essa Casa de Leis.”

Chefe do Estado Maior da PMTO – Coronel PM Cláudio Thomaz

O Comandante do 5º BPM, Tenente-coronel Coronel Freitas, agradeceu e destacou sobre a moção.

“Essa moção é de muita importância, pois reconhece a atuação dos nossos militares dentro da operação Canguçu e que muito nos honra pelo reconhecimento.”

Comandante do 5º BPM – Tenente-Coronel José Batista Freitas Júnior

Aprovação de matérias

Indicação 671– Vereador Pim Junior - Foi aprovada a indicação de autoria do Vereador Pim Junior,  que seja remetida ao  Deputado Estadual Valdemar Junior, solicitando uma emenda parlamentar para aquisição de um veículo para o patrulhamento da guarda municipal em Luzimangues.

Vereador Pim Junior

Indicação 672– Vereador João Justino - Foi aprovada a indicação de autoria do Vereador João Justino, que solicita da gestão municipal que seja feito a doação de um terreno que fica localizado em uma área verde APM/AI 09, para a construção Congregação Igreja de Deus Forte, no Lago Norte em Luzimangues.

Vereador João Justino

Projeto de emenda à Lei Orgânica 03 - Foi aprovado o Projeto de emenda à Lei orgânica 03, que dispõe sobre a alteração do artigo 226, parágrafo 1°, e inclusão dos parágrafos no mesmo artigo.