Câmara Municipal realiza as atividades da 17ª sessão ordinária e reforça convite para sessões itinerantes nos bairros

por Rodrigo Alves publicado 10/04/2023 13h56, última modificação 10/04/2023 13h56

A Câmara Municipal de Porto Nacional realizou na manhã desta segunda-feira, (10), as atividades da 17ª sessão ordinária do ano de 2023.

Os trabalhos foram conduzidos através do Presidente da Casa de Leis, o Vereador Charles Sousa, que pautou importantes proposituras no plenário José Gonçalves Gama de Araújo.

A Casa de Leis realizará nos dias 11 e 12 de abril, sessões itinerantes nos setores: Dia 11 de Abril (Terça-feira) - Setor Alto da Colina, Escola Municipal Cabo Wilson Farias.

Dia 12 de Abril (Quarta-feira) – Setor Parque Eldorado, às 19 horas.

Sessões Itinerantes

Durante a sessão ordinária foi realizada a entrega da Moção de Condolências nº 002/2022, à família do Senhor Raimundo da Silva Guilherme (Mundoca), de autoria da Vereadora Rozângela Mecenas, onde na oportunidade foi lido o histórico do homenageado, e franqueada a palavra Elizabeth M. da Silva Guilherme (Nora), que agradeceu em nome da família.

família do Senhor Raimundo da Silva Guilherme (Mundoca)

“Hoje pudemos fazer essa importante homenagem ao Seu Raimundo Guilhereme “Mundoca”, onde reconhecemos a importante contribuição que ele deu a nossa comunidade portuense, sendo um dos pioneiros na criação do nosso município. Foi um dos responsáveis pela restauração do telhado da nossa catedral, antes mesmo de existir funerária em Porto, na função de carpinteiro, criou urnas funerárias e entregou a comunidade carente. E deixou um legado como pai e homem honrado e pessoa ímpar em nossa centenária Porto Nacional.”

Elizabeth M. da Silva Guilherme

De autoria do Vereador Janes Cleiton, foi entregue Moção de aplausos a Senhora Ana Geralda de Oliveira Negre (Apae), em virtude dos relevantes serviços prestados em Porto Nacional e estado do Tocantins. Ocasião, que a agraciada registrou os seus agradecimentos pela homenagem recebida através da Casa de Leis.

APAE

“ Falar da Ana Geralda, igual pudemos ver seu histórico hoje aqui, onde ela aposentou na educação e se dedicou de forma intensa como voluntária da APAE, onde contribuiu não só no município mais e todo o estado do Tocantins, para que essa importante instituição fosse respeitada e conseguisse êxito e auxiliando pais e responsáveis na educação dos seus filhos.”

Vereador Janes Cleiton e homenageada

Vereador Janes Cleiton e homenageada, Ana Geralda.

Apresentação e votação de matérias

Indicação – 179 -  Vereadora Rozângela Mecenas - Roçagem na rodovia TO 070, trecho entre a ponte e a Nova Pinheiropólis.

Vereadora Rozângela Mecenas

Vereadora Rozângela Mecenas

Indicação – 199 -  Vereador Salmon Pugas - Padronização das calçadas com rampas de acessibilidade dentro do município, em caráter de urgência urgentíssima.

Indicação - 200 –  Vereador Salmon Pugas - Instalação de uma lombada eletrônica na Avenida Tocantinia, em frente da Cerealista e Atacadista Amigão, em caráter de urgência urgentíssima.

Indicação - 201 –  Vereador Salmon Pugas - Estudo de viabilidade da construção de uma plataforma para embarque e desembarque de pequenas embarcações no ponto em frente à academia espaço fitness.

Vereador Salmon Pugas

Vereador Salmon Pugas

Indicação 215 -   Vereador Jefferson Lopes - Reposição de 30 lâmpadas para a comunidade portal do cerrado, em caráter de urgência.

Moção de aplausos – 015 – Vereador Jefferson Lopes: JOÁS MENEZES BARBOSA DOS REIS.

Moção de aplausos – 017 – Vereador Jefferson Lopes: ARISTON ELIAS FRANCISCO.

Vereador Jefferson Lopes

Vereador Jefferson Lopes

Indicação 209 –  Vereadora Firmino Rocha - Disponibilidade de um ponto de internet gratuito, por meio do programa wifi Brasil, e a instalação de uma torre de telefonia celular e internet para o setor alto da colina, reforçando a indicação 456/2022.

Indicação 210 –  Vereadora Firmino Rocha - Estacionamento na Escola Municipal União e Progresso, localizada na Avenida Maranhão no Setor Alto da Colina, reforçando a indicação 210/2022.

Indicação 211 –  Vereadora Firmino Rocha - Retomada do carro fumacê de veneno em combate ao mosquito da dengue e muriçocas para pulverização de toda cidade ou pelo menos nos setores que não há rede de esgoto ainda, no sábados e domingos.

Indicação 212 –  Vereadora Firmino Rocha - Implantação do sistema de monitoramento via câmeras de segurança na Escola Cabo Wilson Farias, no Setor Alto da Colina.

Indicação – 213 – Vereador Firmino Rocha –  Providências quanto a Escola de 12 salas padrão, localizada no Setor Nova Capital.

Indicação – 217 -  Vereador Firmino Rocha - Parquinho de diversões para crianças da Escola Municipal Cabo Wilson Farias, no Setor Alto da Colina.

Vereador Firmino Rocha

Vereador Firmino Rocha