Câmara Municipal recebe apresentação dos resultados do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Porto Nacional 2021/2023

por Rodrigo Alves publicado 11/12/2023 18h55, última modificação 13/12/2023 22h33

A Câmara Municipal de Porto Nacional realizou na manhã desta segunda-feira, 11 de dezembro, as atividades da 73ª sessão ordinária do ano de 2023.

Os trabalhos foram conduzidos através do Vereador Charles Sousa, Presidente da Casa de Leis, no Plenário José Gonçalves Gama de Araújo.

Vereador Charles Sousa, Presidente da Casa de Leis

Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Turismo de Porto Nacional

A Casa de Leis recebeu a presença do Prefeito Ronivon Maciel e do vice, Joaquim do Luzimangues e do Diretor técnico do Sebrae Tocantins, Rogério Ramos, que destacaram conjuntamente a parceria firmada entre poder executivo e a instituição durante os 3 anos de execução do projeto.

“Estamos fechando um ciclo de 3 anos, de trabalho em parceria com o Sebrae, de onde nós colocamos recursos públicos da prefeitura, dentro de um envolvimento desse trabalho estratégico, planejamento, treinamento, de conhecimento, onde nós tivemos várias experiências. Tivemos a oportunidade de levar os nossos comerciantes em vários outros locais justamente para esse conhecimento, e nós estamos trilhando um caminho, que nós sabemos, dos objetivos e sabemos aonde nós queremos chegar. Porto Nacional é uma cidade turística, nós temos as nossas potencialidades, as nossas vocações. Isso precisa ser estimulado na população e também nos comerciantes para que realmente a gente consiga ir além.” Destacou, o Prefeito Ronivon Maciel.

Prefeito Ronivon Maciel

O diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, ressaltou o trabalho desenvolvido.

“O turismo é uma construção, e essa construção ela é feita principalmente com os pequenos negócios, porque o turista, quando vem por uma trading turística organizada, ele vem para comer. Para se hospedar para se divertir, para aproveitar, e é do dos guias turísticos, dos transportes que são necessários para fazer o turismo. Então, é muita gente envolvido nisso. Muitos pequenos empresários envolvidos nisso e o Sebrae, a Prefeitura tem preparado esses empresários e essa rota turística de uma forma que ela possa ser divulgada para outros locais e a gente possa fortalecer o turismo de Porto Nacional.”

diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos

Diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos

Aprovação de matérias

Indicação 684– Vereador Salmon Pugas - Foi aprovada a indicação de autoria do Vereador Salmon Pugas, que solicita da gestão municipal por meio da Secretaria da Infraestrutura, que seja feito a limpeza do canteiro central da Avenida Nações Unidas, no perímetro do 5º BPM.

Indicação 685– Vereador Salmon Pugas - Foi aprovada a indicação de autoria do Vereador Salmon Pugas, que solicita da gestão municipal, que seja feito a instalação de containers de grande porte para descarte de lixo, no setor Praia Bela.

Indicação 692– Vereador Salmon Pugas - Foi aprovada a indicação de autoria do Vereador Salmon Pugas, que solicita da gestão municipal por meio da Secretaria da Infraestrutura, que seja feito operação tapa buraco no setor Jardim América.

Vereador Salmon Pugas

Indicação 687– Vereador Gilian Fraga - Foi aprovada a indicação de autoria do Vereador Gilian Fraga, que solicita da gestão municipal por meio da Secretaria da Infraestrutura, que seja feito a recuperação da estrada na região da matança, nas proximidades da residência do seu Joel.

Indicação 688– Vereador Gilian Fraga - Foi aprovada a indicação de autoria do Vereador Gilian Fraga, que solicita da gestão municipal por meio da Secretaria da cultura, que seja feito a instalação de decoração Natalina na praça do avião.

Vereador Gilian Fraga

Indicação 689– Vereadora Joelma do Luzimangues - Foi aprovada a indicação de autoria dos Vereadora Joelma do Luzimangues, que solicita da gestão municipal por meio da Secretaria da Saúde, informações sobre o motivo da não contratação de um profissional de fisioterapia para o Distrito de Luzimangues.

Vereadora Joelma do Luzimangues

Requerimento 109/2023 – Vereador Charles Sousa - Foi aprovado o requerimento de autoria do Vereador Charles Sousa, que solicita justificativa da empresa BRK, e fundamentação da cobrança individual da taxa mínima, onde o consumidor tem duas ou mais edificações no referido imóvel. Qual a fundamentação da cobrança diferenciada da taxa mínima entre residencial e comercial?

Vereador Charles Sousa