Câmara Municipal recebe atleta vice-campeã brasileira de Taekwondo

por Rodrigo Alves publicado 23/08/2023 18h23, última modificação 23/08/2023 18h23

A Câmara Municipal de Porto Nacional realizou na manhã desta quarta-feira, (23), as atividades da 46ª sessão ordinária do ano de 2023.

O plenário José Gonçalves Gama de Araújo, pautou importantes proposituras e indicações que foram apresentadas pelos vereadores e apreciado pela casa de leis.

Os trabalhos foram conduzidos através do Vereador Charles Sousa, Presidente da Casa de Leis e que conduziu a sessão legislativa.

Atleta portuense vice-campeã brasileira de Taekwondo

A Câmara Municipal recebeu a presença da atleta portuense, Nayôbby Lindemberg Schelwesk, que sagrou vice-campeã brasileira de Taewondo, no 23⁰ Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo na Cidade de Fortaleza Ceará.

A jovem atleta foi recepcionada na sede do legislativo portuense acompanhada do seu pai, Roberson Pereira da Silva, cientista social e grande incentivador da filha. Ocasião que reforçou o pedido de apoio ao poder público para os atletas competirem com condições adequadas.

“Nosso objetivo primário hoje aqui é chamar para a importância do apoio do poder público para os esportes de lutas e individuais. Geralmente se valoriza muito os esportes coletivos e os individuais carecem de mais apoio. A Nayôbby esteve disputando o Super Campeonato brasileiro de Taekwondo em Fortaleza no Ceará, e trouxe para o Tocantins uma medalha inédita, sendo finalista e vice-campeã em sua categoria. E o apoio que tivemos aqui do poder público, foi muito pouco e hoje queremos chamar atenção da Câmara Municipal que juntamente com a Prefeitura de Porto Nacional, que as politicas públicas possam abarcar o todo e não apenas os esportes coletivos. E apoiarem o Taekwondo, Karatê, Judô e esportes individuais.”

Convocação – Limpeza urbana e coleta de lixo em Luzimangues

Atendendo uma convocação feita por meio do requerimento Nº 086, de autoria da Vereadora Joelma do Luzimangues, e prontamente aprovada pela Casa de Leis, o Secretário da Infraestrutura municipal, Marcos Antônio Lemos, acompanhado do representante da empresa de limpeza urbana do Distrito de Luzimangues, Senhor Célio Ribeiro, estiveram respondendo questionamentos sobre a atual situação do trabalho de coleta de lixo no Distrito.

De acordo com a Vereadora Joelma do Luzimangues, as reclamações são diárias e as cobranças precisam de respostas urgente.

“Nós temos o poder de chamar os senhores aqui e nos dá explicações de como solucionar esse problema. Pois nós estamos aqui justamente para fiscalizar e cobrar e por isso o motivo dessa convocação, que tem por objetivo levas as informações para nossa população que tanto cobra soluções.”

Vereadora Joelma do Luzimangues

O Secretário da Infraestrutura, Marcos Antônio Lemos, pontuou sobre a convocação e garantiu empenho na solução da demanda.

“Como município já fizemos mutirões para manter a limpeza em Luzimangues, e o correto é manter esse serviço de forma contínuo. Já conversamos com os nossos diretores e iremos intensificar os trabalhos agora no final de agosto ou inicio de setembro. Buscando solucionar juntamente com a empresa responsável pela coleta de lixo, principalmente nas questões que tratam de contêineres cheios e o aumento dos mesmos para sanar a demandas.”

Secretário da Infraestrutura, Marcos Antônio Lemos

Aprovação de Projeto de Lei

A Câmara Municipal aprovou dois importantes Projetos de Lei durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira, (23).

PL 16/2023 –  De autoria da Vereadora Rozângela Mecenas, foi aprovado o projeto de lei: “Que dispõe a criação e distribuição gratuita “Cordão de girassol”, aqueles que possuam doenças, deficiências, e/ou transtornos considerados ocultos, como forma de identifica-los nos estabelecimentos públicos e privados, com o objetivo de prestar a eles um atendimento preferencial.

Vereadora Rozângela Mecenas

PL 22/2023 –  Que altera anexos de metas do Plano Plurianual – PPA (2022/2025), e abre crédito adicional.

Apresentação e aprovação de projetos

Indicação – 568: Vereadora Joelma Luzimangues – Foi aprovado a indicação solicitando da gestão municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento, a instalação de redutores de velocidade no cruzamento da avenida 10 e Residencial Laguna 03, próximo ao Super Box Aguiar, no distrito de Luzimangues.

Vereadora Joelma do Luzimangues

Requerimento – 088: Vereador Jefferson Lopes – Foi aprovado a requerimento solicitando da gestão municipal, por meio da Secretaria de esporte e lazer e secretaria da fazenda, convocação das pastas citadas para tratar sobre os assuntos abaixo:

• Lei complementar número 061, de 29 de dezembro de 2017.
  • Lei número 2.588 de dezembro de 2022.

Vereador Jefferson Lopes

Requerimento – 090: Vereador Geylson Neres – Foi aprovado a requerimento solicitando da gestão municipal, por meio da Secretaria municipal da Fazenda, que seja fornecido o relatório da prestação de conta do último mutirão fiscal do município. Para o próximo período de sessão que será dia 11 a 14 de setembr0 de 2023.

Vereador Geylson Neres

Moção de aplausos – 042 -   Vereador Soares Filho - Foi aprovado a solicitação de moção de aplausos a Secretária do Estado da Mulher, Senhora Berenice Barbosa.

Vereador Soares Filho