Câmara Municipal recebe comissão do PCCR de Porto Nacional em reunião sobre os direitos da educação

por Rodrigo Alves publicado 20/03/2023 18h45, última modificação 20/03/2023 18h45

A Câmara Municipal de Porto Nacional recebeu na manhã desta segunda-feira, (20), a presença dos representantes da Comissão do PCCR – Planos de Cargos e Carreira e Remuneração da educação da rede municipal.

 

A Casa de Leis abriu o espaço para ouvir e entender os pontos defendidos pela classe e se colocou à disposição para buscar ampliar o debate e chegar em um consenso que atenda os servidores da educação na sua luta pela garantia de direitos.

 

Vereadores destacam papel de mediação da Câmara

 

De acordo com o Vereador Jefferson Lopes, o debate foi muito propositivo e serviu para reforçar o papel da Câmara de ser a voz do povo na fiscalização e mediação de pautas importantes.

“É um momento que marca muito para gente enquanto legislador e fiscalizador, e a reunião foi salutar, importantíssima. E o que foi abordado, foi muito bem explanado, muito bem explicado, através da Aline. E deixou claro para a gente o que realmente eles estão querendo,  que realmente é cumprir o PCCR, cumprir a lei, fazer as coisas dentro da legalidade, eles  trouxeram alguns documentos para gente, que são decretos que foram feitos ainda no ano passado, que foram elaborados e que foge um pouco dessa lei, que asseguram realmente os educadores da  secretaria municipal de educação e nós enquanto Câmara, como Presidente da comissão, não só eu mas as Vereadoras Rozângela Mecenas e Joelma do Luzimangues,  e os vereadores Geylson Neres e Soares Filho. Foi deixado muito claro ao legislativo que agora tem conhecimento e embasamento para chegar até o prefeito e mostrar que a gente precisa realmente resolver de uma forma clara, objetiva e passiva. A educação precisa de amor, a educação precisa de motivação, a gente precisa levar tudo isso para que eles possam voltar a sorrir e sorrir de verdade. Conte com esta casa mais uma vez."

 Vereador Jefferson Lopes

Vereador Jefferson Lopes

 

O Vereador Soares Filho reforçou a importância do debate e da busca de soluções.

“O diálogo é compreensível, e sabemos do papel da Câmara nesse processo, que estar apoiando e ao lado da categoria dos professores, no sentido também de dialogar junto ao município. O que nós esperamos é que realmente seja cumprido o que determina a lei e o que determina também a legalidade, dentro daquilo que a Câmara espera que também os professores do nosso município almejam que é a melhoria na qualidade profissional dos nossos servidores públicos como um todo.”

Vereador Soares Filho 

Vereador Soares Filho

 

 Comissão do PCCR manifesta importância do diálogo

 

A Presidente da Comissão do PCCR da Educação municipal, Aline Vieira da Silva, pontuou sobre os pontos defendidos e o papel da Câmara na defesa e diálogo junto ao Poder Executivo.

“A não aplicabilidade do piso nacional na carreira que a gente tem leis municipais o PCCR que nos garantem a efetivação do piso na tabela e escalonado nos demais níveis. Então gente veio apresentar todo esse plano. A gente também falou a respeito de uma situação, de uma possível revogação de um decreto feito em cima também da lei municipal, infringindo na realidade a lei municipal, que é um decreto que muda, altera todo o processo seletivo de gestores e supervisores. E por último, a gente falou também sobre os administrativos que até o momento os administrativos da educação, não foram falados nada a respeito do reajuste. A gente apontou as situações e viemos na realidade buscar entendimento junto a Câmara, através desse diálogo e que a gente possa ter bons frutos."

Presidente da Comissão do PCCR da Educação municipal, Aline Vieira da Silva

Presidente da Comissão do PCCR da Educação municipal, Aline Vieira da Silva

error while rendering plone.comments