Câmara Municipal recebe comissão do PCCR de Porto Nacional em reunião sobre os direitos da educação

por Rodrigo Alves publicado 20/03/2023 18h45, última modificação 20/03/2023 18h45

A Câmara Municipal de Porto Nacional recebeu na manhã desta segunda-feira, (20), a presença dos representantes da Comissão do PCCR – Planos de Cargos e Carreira e Remuneração da educação da rede municipal.

A Casa de Leis abriu o espaço para ouvir e entender os pontos defendidos pela classe e se colocou à disposição para buscar ampliar o debate e chegar em um consenso que atenda os servidores da educação na sua luta pela garantia de direitos.

Vereadores destacam papel de mediação da Câmara

De acordo com o Vereador Jefferson Lopes, o debate foi muito propositivo e serviu para reforçar o papel da Câmara de ser a voz do povo na fiscalização e mediação de pautas importantes.

“É um momento que marca muito para gente enquanto legislador e fiscalizador, e a reunião foi salutar, importantíssima. E o que foi abordado, foi muito bem explanado, muito bem explicado, através da Aline. E deixou claro para a gente o que realmente eles estão querendo,  que realmente é cumprir o PCCR, cumprir a lei, fazer as coisas dentro da legalidade, eles  trouxeram alguns documentos para gente, que são decretos que foram feitos ainda no ano passado, que foram elaborados e que foge um pouco dessa lei, que asseguram realmente os educadores da  secretaria municipal de educação e nós enquanto Câmara, como Presidente da comissão, não só eu mas as Vereadoras Rozângela Mecenas e Joelma do Luzimangues,  e os vereadores Geylson Neres e Soares Filho. Foi deixado muito claro ao legislativo que agora tem conhecimento e embasamento para chegar até o prefeito e mostrar que a gente precisa realmente resolver de uma forma clara, objetiva e passiva. A educação precisa de amor, a educação precisa de motivação, a gente precisa levar tudo isso para que eles possam voltar a sorrir e sorrir de verdade. Conte com esta casa mais uma vez."

Vereador Jefferson Lopes

O Vereador Soares Filho reforçou a importância do debate e da busca de soluções.

“O diálogo é compreensível, e sabemos do papel da Câmara nesse processo, que estar apoiando e ao lado da categoria dos professores, no sentido também de dialogar junto ao município. O que nós esperamos é que realmente seja cumprido o que determina a lei e o que determina também a legalidade, dentro daquilo que a Câmara espera que também os professores do nosso município almejam que é a melhoria na qualidade profissional dos nossos servidores públicos como um todo.”

Vereador Soares Filho

Comissão do PCCR manifesta importância do diálogo

A Presidente da Comissão do PCCR da Educação municipal, Aline Vieira da Silva, pontuou sobre os pontos defendidos e o papel da Câmara na defesa e diálogo junto ao Poder Executivo.

“A não aplicabilidade do piso nacional na carreira que a gente tem leis municipais o PCCR que nos garantem a efetivação do piso na tabela e escalonado nos demais níveis. Então gente veio apresentar todo esse plano. A gente também falou a respeito de uma situação, de uma possível revogação de um decreto feito em cima também da lei municipal, infringindo na realidade a lei municipal, que é um decreto que muda, altera todo o processo seletivo de gestores e supervisores. E por último, a gente falou também sobre os administrativos que até o momento os administrativos da educação, não foram falados nada a respeito do reajuste. A gente apontou as situações e viemos na realidade buscar entendimento junto a Câmara, através desse diálogo e que a gente possa ter bons frutos."

Presidente da Comissão do PCCR da Educação municipal, Aline Vieira da Silva