Câmara municipal se reúne com Secretária da Educação e busca explicações sobre possibilidade de fechamento de escolas no município

por Rodrigo Alves publicado 19/06/2023 19h11, última modificação 19/06/2023 19h11

A Câmara Municipal de Porto Nacional realizou na manhã desta segunda-feira, (19), as atividades da 36ª sessão ordinária do ano de 2023. Os trabalhos foram conduzidos através do Vereador Charles Sousa, Presidente da Casa de Leis.

Vereador Charles Sousa, Presidente da Casa de Leis.

O plenário José Gonçalves Gama de Araújo, pautou importantes proposituras e indicações que foram apresentadas pelos vereadores e apreciado pela casa de leis.

Em atendimento a um requerimento do Vereador Salmon Pugas e prontamente aprovado através da Casa de Leis, em que foi convocado a presença da secretária municipal da educação, Joana dos Reis Neres Gomes.

Presença da secretária municipal da educação, Joana dos Reis Neres Gomes

Os parlamentares receberam a presença da gestora municipal e representantes do CACS/ Fundeb, onde foi dado a oportunidade para explicações sobre o fechamento das escolas municipais Padre Luso e Antonio Poincaré.

Participaram da reunião, a gestora da Escola Padre Luso, servidores da escola, pais de alunos, representantes do conselho municipal de educação, vereadores, Tony Andrade, Firmino Rocha, Jeferson Lopes, Geylson Neres, Salmon Pugas, Gustavo do Minibox, Gilian Fraga, Adael Oliveira, Joelma do Luzimangues, Janes Cleiton e Rozângela Mecenas.

De acordo com a Diretora da Escola Municipal Padre Luso, Elivânia Nogueira, a reunião foi de suma importância.

“Foi ótima reunião e os vereadores estão com a comunidade e foi muito bom saber disso, a secretaria também colocou a sua parte financeira que não tá fácil e o FUNDEB também, só que nós vamos continuar a nossa luta porque sei que é válida e amanhã dia 21, o Presidente da Casa de leis nos disse que terá uma resposta para a gente.”

A presidente do CACS /Fundeb, Professora Luciana Soares, também pontuou sobre a situação.

“Não é um posicionamento da gestão é um posicionamento de rede, de tentar fazer com que seja certo, porque nós chegamos num ponto de colapso, ou nós reestruturamos, reorganizamos a estrutura, ou então nós vamos daqui, eu não digo nem dezembro, de outubro para frente, não teremos dinheiro para manter a rede.”

De acordo com a secretária municipal da educação, Joana dos Reis, se trata de reestruturação da rede.

“O que a gente está fazendo é a reestruturação da rede, e isso também passa pelo remanejamento dos alunos, para que a rede tenha uma melhor reestruturação para se manter. E para que possamos oferecer uma melhor qualidade de ensino aos alunos.”

Integrante da comissão da educação, o Vereador Jefferson Lopes ressaltou a importância do dialogo na solução das demandas.

“É momento de discussão e debate, onde envolve famílias, crianças, servidores e comunidade, mas a reunião foi muita salutar, por a gente ouvir as partes. A gente não sai ainda daqui com um fechamento, com uma determinação, a gente ainda precisa sentar com a secretária enquanto vereador, e sentar com o prefeito para chegar na conclusão final. E a gente precisa estudar meios e caminhos, porque a escola tem o nome, tem uma vida, tem toda uma estrutura.

Autor do requerimento que convocou a secretária da educação, o Vereador Salmon Pugas destacou a importância de buscar soluções conjuntas.

“Eu apresentei um requerimento solicitando que a secretária da educação, Joanita, pudesse estar aqui na Casa de Leis, nos explicando sobre os possíveis fechamentos de algumas escolas. Então nós tivemos essa reunião muito proveitosa, onde a secretária explanou os motivos do possível não fechamento de escola, mas sim remanejamento de alunos e de servidores efetivos para que possa resolver essa situação. O entendimento da maioria dos vereadores e dos pais também é que se possível, dentro das possibilidade da legalidade, do princípio da economicidade, possa manter essa escola em atividade no prédio que está no momento até o final do ano, até mês de dezembro, mas aí nós temos que ver a questão dessa possibilidade, nós vamos torcer que tudo se resolva, que pais, alunos, sociedade, e gestão saia ganhando.”

A Vereadora Rozângela Mecenas pontuou sobre o debate e o papel da Casa de Leis.

“Decidimos que vamos está sentando com o nosso Gestor maior, que é o prefeito Ronivon Maciel, que ele que é o dono da caneta, para que a gente possa decidir, mais eu quero deixar a minha fala que eu estou por aquilo que é melhor para o meu povo, porque eu represento a comunidade de Porto Nacional. “

Apresentação de projetos

Indicação – 517 -  Vereador Salmon Pugas - Reforma do Museu Municipal.

Vereador Ten. Salmon Pugas

Vereador Salmon Pugas

Indicação –518 -  Vereador Janes Cleiton - Instalação de um Abrigo no Ponto de Parada de Transpote Público, localizado em frente a Subestação de Energia Elétrica e o antigo Bar do Vaqueiro, na Avenida Mundoca Aires, Setor Beira Rio.

Indicação –519 -  Vereador Janes Cleiton - Instalação de um Abrigo no Ponto de Parada de Transpote Público, localizado em frente ao Instituto Federal do Tocantins, na Avenida Mundoca Aires, Setor Jardim América.

Vereador Janes Cleiton

Indicação –521 -  Vereadora Rozângela Mecenas - Reforma Geral na Unidade de Pronto Atendimento – UPA.

Indicação –522 -  Vereadora Rozângela Mecenas - Conclusão da UBS localizada na Avenida Getúlio Vargas, situada atrás do Amigão.

Vereadora Rozângela Mecenas