Campanha “Outubro Rosa”: Câmara Municipal de Porto Nacional realiza palestra voltada a servidores do legislativo

por Rodrigo Alves publicado 26/10/2023 12h15, última modificação 26/10/2023 12h31

A Câmara Municipal de Porto Nacional presidida pelo Vereador Charles Sousa, realizou na manhã desta quinta-feira,26, uma palestra especial com foco nas ações de conscientização da Campanha “Outubro Rosa”, que trata sobre os cuidados da mulher

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e do colo de útero, e que foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

Palestra sobre o "Outubro Rosa" para servidores

A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Palestra sobre o controle do câncer de mama e do colo de útero com a médica Ana Therra.

Palestra sobre o controle do câncer de mama e do colo de útero com a médica Ana Therra.

Palestra – Médica Ana Therra

A médica infectologista do município, Ana Therra, ministrou uma palestra cheia de informações e trazendo dicas e cuidados que as mulheres devem ter no seu dia e aspectos voltados a prevenção.

“Neste mês de ações da Campanha “Outubro Rosa”, nós estamos aqui na Câmara Municipal conversando um pouco mais sobre os cuidados e prevenção do câncer de mama e colo de útero. Reforçando a importância da realização do autoexame de mama, se apresentar alguma alteração em sua mama a pessoa procurar sua unidade de saúde o quanto antes para fazer a mamografia e se atentar também aos exames preventivos de PCCU, contra o câncer de colo de útero.”

Médica Ana Therra e servidoras da Câmara.

Unidade Móvel SESC Saúde da Mulher

De acordo com a Assistente Social, Fabrícia Souza, da Unidade Móvel SESC Saúde da mulher, que está presente em Porto Nacional, detalhou sobre os exames de mamografia e PCCU.

“Nós estamos no município com a Carreta da saúde, realizando os exames de mamografia e PCCU, quem pode esta realizando esses exames? Mulheres a partir de 40 a 69 anos no caso da Mamografia, levando RG, CPF, cartão sus e comprovante de endereço, levando na secretaria de saúde.

E mulheres de 25 a 64 anos, demanda livre, trazendo a xerox da identidade e o cartão do sus, que é atendida na hora, de segunda a sexta das 07 às 11h, e das 13 às 17hs.

Entrega de brinde para os servidores.

Coffe Break com os servidores