Em reunião na Escola Brasil, Vereadora Rozângela Mecenas, Agência de Regulação, BRK e Secretaria da Saúde ouve demandas da comunidade e encaminha ações

por Rodrigo Alves publicado 02/06/2023 14h41, última modificação 02/06/2023 14h41

A Câmara Municipal de Porto Nacional por meio da Vereadora Rozângela Mecenas, realizou na última quinta-feira(01), uma reunião em conjunto com a empresa BRK ambiental, Agência Municipal de Regulação e Secretaria Municipal de Saúde, na sede do NAS no Distrito de Escola Brasil.

Na pauta, foram tratados assuntos de interesse da comunidade do Distrito, que buscam soluções para demandas dentre elas: Um reservatório na parte mais alta do bairro pois o que está funcionando atualmente não tá conseguindo abastecer os moradores, fiscalização por parte da Agência de regulação do município, quanto a limpeza da caixa, a limpeza do espaço onde fica a estação de distribuição da água para os moradores.

Moradores do Distrito da Escola Brasil

Na saúde, os moradores cobraram um ponto de coleta de exames laboratoriais no distrito devido à dificuldade de irem a sede de Porto, a disponibilidade de uma ambulância, a volta da vacinação que de acordo com antes era toda semana hoje tá sendo de 15 em 15 dias.

Agilidade nas ações

A Vereadora Rozângela Mecenas, autora do pedido da reunião junto com os moradores do Distrito da Escola Brasil, destacou a disposição da BRK em ouvir e buscar soluções no Distrito, e agradeceu a Gestão municipal através da Agencia de regulação e Secretaria da Saúde, pela sensibilidade de ouvir os moradores e reforçou que continuará fazendo as cobranças no legislativo.

“Quero aqui compartilhar com vocês a felicidade que me encontro hoje ao finalizar essa reunião, que começou através de uma sessão itinerante que tivemos aqui na Escola Brasil, onde eu pude está apresentando um requerimento solicitando da BRK que trouxesse para nós a informação o porquê de muitas vezes a falta de fornecimento da água na região alta do distrito. Logo após em contato com a Agência de Regulação do município na pessoa do Presidente Fabrício Machado, pudemos nos reunir com a BRK. Como representante do povo não irei parar de cobrar tanto da Gestão municipal como também da empresa BRK, na solução das demandas, que vem se arrastando a anos, então pra mim é uma satisfação também poder trazer aqui a secretária de saúde, Cristiane, onde ela ouviu a comunidade e tá aqui fazendo o seu compromisso de realmente dá uma saúde de qualidade, e que comprometeu que este mês vai dar início a reforma da UBS e logo estar entregando para a comunidade. E estou aqui pra fiscalizar, cobrar e cumprir o meu papel em representar a nossa comunidade na Câmara Municipal.”

Vereadora Rozângela Mecenas

O morador do distrito e autônomo, Washington Martins da Silva, pontuou sobre a reunião.

"A demanda da água já tem um bom tempo que buscamos soluções e agora estamos tendo o empenho para resolver esse problema, e o Fabrício e os representantes da BRK se comprometeram em solucionar resolver essa questão da água. A saúde também foi questionada e pedimos que a questão da ambulância e da presença do de um farmacêutico para fazer a distribuição de medicamentos aos pacientes, fosse resolvido de forma rápida que é o que mais tá pegando aqui pra gente.”

Morador do distrito e autônomo, Washington Martins da Silva

BRK Ambiental se prontifica em resolver

O representante da empresa BRK Ambiental, Sebastião Noleto, Coordenador de operação, se comprometeu juntamente com a empresa em buscar solucionar as demandas apresentadas, e garantiu que vai trabalhar para resolver as reivindicações expostas pela comunidade.

"A gente tem um compromisso de entregar a água com qualidade aqui para a comunidade, e é isso que a gente está buscando atender todos da melhor forma possível.
Conseguimos aqui um bom diálogo e entender tudo e procurar resolver todas as demandas aqui da comunidade do Distrito de Escola Brasil."

Representante da empresa BRK Ambiental, Sebastião Noleto, coordenador de operação

Agência municipal de regulação destaca fiscalização

O Presidente da Agência Municipal de Regulação, Fabricio Machado, destacou o papel da agencia e o esforço da gestão em poder solucionar as demandas da comunidade.
“Hoje a Agência de Regulação e Meio Ambiente, esteve aqui presente, atendendo a um pedido da Vereadora Rozângela Mecenas, onde a população reivindica principalmente na parte alta, que o abastecimento da água seja regular. E existe também alguns questionamentos em relação ao nível de cloro presente na água, e trouxemos o representante da BRK para a gente fazer esse compromisso de agora aumentar a pressão da tubulação para que a água chegue nessa região alta, mas que a maneira de solucionar o problema de fato é construindo novo reservatório na parte alta. Em relação a qualidade da água, nós estaremos deslocando dois fiscais para fazer a conferência e mandar para a UFT, para ver se está condizente os padrões que ministério da saúde estabelece em relação à qualidade da água.”

Presidente da Agência Municipal de Regulação, Fabricio Machado