Prevenção e cuidado: Vereadora Rozângela Mecenas participa da Abertura da Campanha Janeiro Roxo

por Rodrigo Alves publicado 11/01/2023 19h57, última modificação 11/01/2023 19h57

A Câmara Municipal de Porto Nacional representada através da Vereadora Rozângela Mecenas, participou na manhã desta quarta-feira, (11) n UBS – Isadora Chaves de Moura, no Setor Vila Operária, da cerimônia de abertura da Campanha Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre os cuidados e a prevenção da hanseníase.

Conscientização e prevenção

Por se tratar de uma Campanha Nacional, o Janeiro Roxo realiza diversas ações de conscientização que são realizadas pelo país, estados e municípios e marcam a campanha do Janeiro Roxo, no qual chama-se atenção para os sinais e sintomas da hanseníase, alertando para a importância do diagnóstico precoce a fim de evitar sequelas graves.

Vereadora Rozângela Mecenas destaca ações

"O Município realiza a Campanha Janeiro Roxo neste mês, e quero aqui parabenizar toda essa ação de toda a equipe da Secretaria Municipal de Saúde por estar dando início esse ano já mostrando que a prevenção é fundamental. Por isso eu como representante da comunidade de Porto Nacional, faço um convite a você, meus irmãos, minhas irmãs que apresentou algum sintoma de hanseníase, que procure uma Unidade de Básica de Saúde. Ela tem cura, só basta você fazer o seu papel, só basta você querer. Gente é um alerta muito sério, por isso é importante fazer essa avaliação".

Vereadora Rozângela Mecenas

Profissionais da saúde ressaltam importância da conscientização

A Secretária Municipal de Saúde, Lorena Martins, pontuou sobre a campanha.

“ Hoje estamos iniciando a abertura do Janeiro Roxo, que é o mês alusivo na luta contra a Hanseníase, e essa abertura está sendo realizada para a informação da intensificação das ações que serão realizadas nesse mês em todas as nossas unidades básicas de saúde. Então aqueles pacientes que são contatos novos, aquelas pessoas que são contatos de paciente diagnosticado com hanseníase, que possam estar buscando as unidades básicas de saúde mais próximo para estarem realizando o exame de contato. E que a partir do momento que o paciente é diagnosticado, ele inicia o tratamento, ele não transmite mais a doença. Então estaremos intensificando essas ações dos exames de contato nas nossas unidades básicas de saúde, o diagnóstico precoce para a gente estar aí combatendo a Hanseníase em nosso município”.

Secretária Municipal de Saúde, Lorena Martins

A enfermeira, Bianca Rodrigues da Costa responsável técnica no tratamento da hanseníase no SAE.

"Ela é uma doença dermatoneurológica, ela afeta os nervos e tem a manifestação dermatológica, né, através das manchas e perda de sensibilidade. Esse mês são intensificadas as ações, as avaliações dermatoneurológicas, a luta contra o preconceito que até o dia de hoje estamos lutando para combater".

enfermeira, Bianca Rodrigues da Costa

A médica hansenologista Seyna Ueno, explicou sobre os sinais e diagnóstico precoce.

“A gente está conscientizando a população a respeito dos sinais e sintomas, alertando por um diagnóstico mais precoce da prevenção de incapacidade. Quanto mais cedo a gente conseguir diagnosticar, a gente consegue quebrar a cadeia de transmissão, proteger as outras pessoas que são redor da doença".

médica hansenologista Seyna Ueno

A fisioterapeuta Eldilany Moraes, reforçou os cuidados da fisioterapia.

“Eu quero falar um pouquinho sobre a importância da fisioterapia, a fisioterapia atua na área neurológica, porque sabemos que a Hanseníase afeta nervos e músculos, e nós, enquanto profissionais da fisioterapia, atuamos na reabilitação desses pacientes. Então a fisioterapia ela é ampla, atua em várias áreas e nesse caso específico ela entra como reabilitação do paciente. ”

fisioterapeuta Eldilany Moraes