Esclarecimentos: Câmara Municipal de Porto discute modulação dos servidores da educação infantil com representantes do Conselho e Secretaria municipal da educação

por Rodrigo Alves publicado 24/01/2024 18h10, última modificação 24/01/2024 18h44

A Câmara Municipal de Porto Nacional realizou na manhã desta quarta-feira,(24), uma reunião importante e previamente convocada pelo Vereador Jefferson Lopes, Presidente da comissão de educação, saúde meio ambiente, assistência social, desporto, turismo e cultura e com a participação do Vereador Geovane dos Santos.

Na pauta, foi tratado assuntos ligados à modulação de servidores da Secretaria municipal da educação, na educação infantil.

Estivera presentes na reunião, o SINTET – Sindicato dos trabalhadores da educação no Tocantins, Conselho municipal da educação, representantes do FUNDEB e PCCR e Secretaria municipal da Educação.

Esclarecimentos e encaminhamentos

De acordo com o Vereador Jefferson Lopes, autor da convocação, a reunião trouxe importantes esclarecimentos sobre o que de fato está acontecendo e sobre o PME – Plano municipal de educação e seu cumprimento.

“Foi uma reunião muito salutar e de muita empolgação, a participação dos conselhos, e  quero aqui agradecer ao Fundeb, Conselho municipal de educação, o PCCR, e a própria Secretaria de educação, que estiveram presentes na reunião e que Ela Foi fundamenta.

A gente conseguiu trazer as respostas que nós estávamos buscando e como encaminhamento para os nossos servidores da educação infantil é que cumpra  com PME, e cumpra c realmente a tabela que existe dentro dela.

Então a secretária deixou muito claro que vai cumprir o papel que vai cumprir a lei e agora saindo desse momento a gente vai aguardar os encaminhamentos da Secretaria e que ela vai oficializar, vai documentar os nossos encaminhamentos e nós vamos pegar a cópia e vamos para cada escola. Nós vamos visitar as escolas para confrontar, para analisar, para diagnosticar realmente os resultados. Se estão cumprindo com o que foi acordado nesta reunião.”

O Vereador Geovane dos Santos, também destacou sobre o diálogo entre os envolvidos e a prestação de contas das demandas.

“Foi uma reunião boa e que discutiu vários assuntos e os problemas e onde eles foram dirimidos e se percebeu que tava faltando só mais um pouco de comunicação, mas que nada passa além de clareza nas informações.

Às vezes essas informações não estavam chegando de forma regular e que gerou esse desconforto, mas que hoje aqui só com um pouco de mais diálogo e conversa, foi colocado de fato na ponta do papel e esclarecido.”

Representante dos professores destaca reunião

A Professora Deuzelina Tavares Chagas, Conselheira e representante dos professores na reunião, destacou a importância do diálogo.

“A gente realmente precisa sentar com todos os representantes, os conselhos, os secretários, vereadores, pra gente estar discutindo o planejamento, a organização e o funcionamento da educação municipal.

Porque nós temos toda uma legislação e agora nós temos todo um aparato, e Porto Nacional está muito bem estruturado em termos de legislação educacional e é através da discussão que a gente pode concretizar a execução dessa legislação que favorece a educação de qualidade, valorização profissional e assim melhoria dos indicadores.”

DEUZELINA

Representantes dos Professores

Secretaria da educação ressalta debate Cordial

A Secretária municipal da educação, Joanita Neres, destacou a importância dos esclarecimentos e se disse aberta ao debate.

“ Na verdade, a gente veio fazer  os esclarecimentos das alterações que estão sendo feitas dentro da Secretaria de educação e para mostrar ao público e aos vereadores que fazem parte da comissão de educação, e dizer como está acontecendo para desfazer algumas falácias, e que não são verdades, que está na mídia, mas a gente está sempre aberto para o discurso, para o diálogo e trazer todas informações necessárias para a nossa população.”

secretaria

Debate cordial